A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

11/02/2018 19:57

Prefeitura fará parceria com o IFMS para desenvolver aplicativos

Nyelder Rodrigues
Encontro entre prefeita Délia Razuk e gestores da IFMS de Dourados (Foto: Divulgação)Encontro entre prefeita Délia Razuk e gestores da IFMS de Dourados (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande -, em parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), vai usar recursos das turmas de Informática da Internet na elaboração de um jogo para atividades educativas da Agetran (Agência Estadual de Transporte e Trânsito).

Também serão criados um aplicativo para uso interno da Secretaria de Educação e um aplicativo para auxiliar a população nos registro de situações que demandam atuação das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, bem como para fazer denúncias depredação do patrimônio público à Guarda Municipal.

Na manhã de quarta-feira (7), o diretor-geral do Campus Dourados do IFMS, Carlos Vinícius Figueiredo, manteve reunião com a prefeita Délia Razuk (PR) e apresentou um plano de trabalho e a proposta de parceria para utilização dos conhecimentos empregados e do ambiente de estudo na elaboração das ferramentas.

A prefeita destacou a importância da parceria que vai utilizar um ambiente de estudo e colocar em ação o talento dos alunos do IFMS, ou seja, a comunidade local.

"Nós precisamos fomentar a utilização das nossas estruturas e aplicar na prática o conhecimento adquirido pelos alunos nestes cursos. Ganha a comunidade, ganha o IFMS e ganham os estudantes", disse a prefeita.

Carlos Vinícius falou que esta é a forma que o IFMS tem de retribuir todo o investimento em ensino e pesquisa. "Assim devolvemos para a comunidade local o investimento que recebemos. Esta é a proposta da instituição", conta.

A parceria deve durar dois anos e um dos trabalhos que geram mais expectativa é a elaboração do aplicativo que vai auxiliar a comunidade nas ações de fiscalização e solicitação de serviços, denominado SOS Dourados.

Através da ferramenta, o cidadão terá condições de enviar, direto do local, imagem e informações sobre a necessidade de tapa-buraco, limpeza de terreno baldio, recuperação de iluminação pública ou denunciar depredação e focos de dengue, por exemplo.

Dentro da elaboração do sistema, a compilação dos dados vai permitir identificar os problemas e eliminar as pendencias com a atuação mais rápida das secretarias envolvidas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions