ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Sistema digital promete reduzir para 3 dias tempo para abertura de empresas

Serviços online já estão disponíveis aos 79 municípios. Inicialmente, serão capacitados profissionais de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

Anahi Gurgel | 19/02/2018 16:56
Diretor-presidente da Jucems MS detalha novo serviço digital que será oferecido em todos os 79 municípios. (Foto: Paulo Francis)
Diretor-presidente da Jucems MS detalha novo serviço digital que será oferecido em todos os 79 municípios. (Foto: Paulo Francis)

Depois de três anos de planejamento, foi lançada na tarde desta segunda-feira (19), em Campo Grande, uma nova ferramenta online que permite a empresários de Mato Grosso do Sul acessarem todos os serviços da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). O Jucems Digital vai reduzir de 17 para 3 dias o tempo para abertura de empresas no estado.

Todo o funcionamento do atendimento online foi detalhado pelo diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, durante lançamento do novo serviço, no auditório da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Famíliar). 

Antes, para fazer abertura de empresa, por exemplo, era preciso se deslocar até aos postos de atendimento da Jucems, distribuídos em apenas 21 municípios, implicando em deslocamento, custo com pessoal, combustível, documentação, tempo de viagem.

“Esse lançamento é resultado de três anos de muito planejamento e pesquisas, com segmento diversos. Significa mais agilidade, modernidade e segurança", disse. 

Estiveram presentes no evento, autoridades, empresários e profissionais, como advogados e contadores. 

“Será um facilitador para os empresários, que desfrutarão de mais agilidade e modernidade em todos os serviços oferecidos pela Jucems. Em 2015, levava-se quase 35 dias para abertura de uma empresa, depois reduzimos para 17 e, agora, serão apenas 3 dias. Uma evolução.”, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

Ele acredita que o serviço digital pode ser um incentivo à abertura de novas empresas, pois vai encurtar caminhos, desburocratizar o atendimento mas, principalmente, favorecer o cumprimento de metas dos contratos de gestão firmados com o Governo do Estado. 

Governador durante discurso no lançamento do serviço digital ,nesta segunda-feira (19). (Foto: Paulo Francis)
Governador durante discurso no lançamento do serviço digital ,nesta segunda-feira (19). (Foto: Paulo Francis)

Durante o evento, foi concluído o primeiro registro digital de abertura de empresa. 

Como vai ser? O serviço já está implantado, sendo que as duas modalidades - a digital e a manual – poderão ser praticadas por um período de seis meses. Depois desse período, somente Jucems Digital. 

O atendimento pela internet já está disponível aos 79 municípios, evitando que empresários, contadores e advogados façam o deslocamento físico para resolver as questões nos postos de atendimento da Jucems no estado.

A Junta virtual funciona 24 horas, sendo que os serviços podem ser acessados a qualquer hora do dia, até aos finais de semana e feriados. Outra vantagem é que a documentação necessária para cada serviços, está pré-definida no sistema, com atendimento centralizado, facilitando na tomada de decisão e incentivando o empreendedorismo no estado.

A entrega física de documentos será desnecessária, por meio do serviço online, que terá autenticação do material via certificação digital. 

O serviços já está disponível, com todo o passo a passo, no site jucems.ms.gov.br. 

Capacitação - Os profissionais vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade passarão por treinamentos sobre o uso do sistema, com capacitação na próxima segunda-feira (26), em Campo Grande, às 14h, no Sebrae. Também haverá treinamento na terça-feira (27) em Dourados, às 14h, e Ponta Porã, às 19h, nas sedes da associação comercial e empresarial de cada município. 

Nos siga no Google Notícias