ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Frota cresce 185% , já são 1,2 mil motos por oficina mecânica no Estado

Jéssica Benitez | 05/07/2013 22:42
Em menos de dez anos frota de moto cresceu 185% no Estado (Foto: Divulgação)
Em menos de dez anos frota de moto cresceu 185% no Estado (Foto: Divulgação)

Cotidiano frenético, trânsito abarrotado de carros, transporte público precário. Esses são apenas alguns do vários motivos que levam condutores a optarem cada vez mais pelo uso da motocicleta. Segundo dados do DETRAN/MS, de 2005 a 2012 o aumento na frota cresceu 185%.

Tamanha elevação em menos de uma década traz um novo nicho ao mercado de manutenção do veículo. O número elevado faz com que estimativas apontem 1.249 motos para cada oficina mecânica segmentada ao meio de transporte.

“Ao somarmos a quantidade de empresas que atuam especificamente nesta atividade no MS, incluindo empreendedores individuais, tem-se um comércio formal de 297 estabelecimentos, além dos que atuam na informalidade”, expõe o administrador de empresas Marcílio Moreira.

O empresário utiliza sua experiência para traçar um perfil dos motociclistas. Ele destaca que dados nacionais fornecidos pela Abraciclo demonstram que a maior faixa etária de 40% dos proprietários de motos está entre 21 e 35 anos, e a maior razão da compra é para substituir o transporte público, ou seja, necessitam de um serviço mais rápido por não dispor de outro meio de transporte, e apenas 19% adquirem moto para lazer.

Desta forma, Moreira avalia que mecânicos e oficinas precisam estar atentos a dois aspectos muito importantes deste mercado: o avanço tecnológico incorporado às motos e o perfil do público. Pensando em orientar melhor futuros empresários o palestrante Luis Bruno, há 34 anos na área e principais fábricas de moto no currículo, vem a Campo Grande no dia 9 de julho.

“Vamos tratar principalmente dos novos modelos, o funcionamento da moto flex, e repassar algumas dicas de erros mais comuns; segredos para problemas difíceis de detectar, mas de fácil solução. São informações para facilitar a vida tanto do profissional das oficinas quanto do motociclista”, explicou Luis.

De acordo com ele, o tema da palestra também atrai condutores que não querem ter a sensação de terem sido “passados pra trás” ao levar o veículo com problemas a uma oficina. “Já recebi pessoas que gostariam de entender melhor os problemas mais recorrentes para ter mais confiança ao lidar com o mecânico”, diz.

A palestra será realizada gratuitamente no próximo dia 9, às 19h, no Colégio Poli, situado na Rua Antônio Maria Coelho, 1.526 esquina com Rua Rui Barbosa, com apoio do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias