ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Parada em fila dupla sempre é “rapidinha”, mas causa transtorno

Elverson Cardozo e Mariana Lopes | 21/05/2012 08:45
Transtorno em frente a escola demora aproximadamente 20 minutos. (Foto: Minamar Júnior)
Transtorno em frente a escola demora aproximadamente 20 minutos. (Foto: Minamar Júnior)

A parada sempre é “rapidinha”, mas o suficiente para causar transtornos e congestionar o trânsito. As já conhecidas filas duplas nas saídas das escolas continuam e a justificativa entre os motoristas, cientes da irregularidade, é sempre a mesma: “Não tem jeito”.

A equipe de reportagem do Campo Grande News foi à porta de duas escolas da Capital, no horário de saída dos estudantes do período vespertino.

Na região central da cidade, a cena é a mesma quase todos os dias na avenida Fernando Correa da Costa e começa nos horários de embarque e desembarque de estudantes em frente a escola Mace. A fila se forma em questão de minutos. Além dos carros, vans escolares.

Transtorno para motoristas, pais, funcionários e pedestres. Para buscar o filho de 5 anos, o comerciante Paulo Júnior, de 37 anos, estacionou em local proibido e, pior, em guia rebaixada, o que bloqueou também o acesso à calçada de piso tátil.

Paulo diz ter conhecimento da irregularidade, mas “não tem jeito”. “Não tem vaga”, resume, acrescentando que seria “rápido” e que, inclusive, era a primeira vez que havia estacionado o veículo naquele local.

A dona de casa Adriana Fagundes, de 37 anos, preferiu estacionar na faixa amarela. Foi a forma que encontrou para não entrar na fila dupla. Também sabe da infração, mas afirma que a situação, que já virou rotina, é praticamente inevitável. "Não tem jeio, tem que ter fila dupla", afirma.

No horário de entrada e saída dos alunos, o inspetor da escola, Nilton Ivan dos Santos, de 53 anos, é o responsável por auxiliar os alunos a entrar e sair dos carros.

Adriana Fagundes diz que sempre para em fila dupla por falta de alternativa. (Foto: Minamar Júnior)
Adriana Fagundes diz que sempre para em fila dupla por falta de alternativa. (Foto: Minamar Júnior)

Ele conta que o tumulto é rápido, mas inevitável. “Dá uns 15 minutos”, diz. A melhor saída, sugere, seria a fiscalização para orientar os motoristas. “Se tivesse um policiamento para controlar iria facilitar para todo mundo”, finaliza.

Mas há alternativas. Na escola Feliz Idade, localizada na rua Alagoas, no bairro Jardim dos Estados, Carla Janaína Carmenati, de 26 anos, foi buscar a filha. Para evitar fila dupla, estacionou o carro na rua da Paz e foi à pé pegar a menina. "É até mais rápido do que ter que enfrentar a fila", disse.

O radiologista Ricardo Bezerra Guimarães, de 38 anos, preferiu arriscar. Ele estava entre os motoristas da fila dupla, enquanto esperava a esposa buscar o filho na porta da escola.

"É complicado, a gente sabe que está errado, mas não tem onde estacionar. No final das contas, um vai parando atrás do outro e acaba que todo mundo está errado", justifica.

Na escola Feliz Idade, a situação é a mesma, fila dupla causa tumulto (Foto: Mariana Lopes)
Na escola Feliz Idade, a situação é a mesma, fila dupla causa tumulto (Foto: Mariana Lopes)

A empresária Patrizzia Ludwig, 38 anos, já foi multada por estar em fila dupla em frente ao colégio. "Depois da multa, agora sempre estaciono e venho buscar minha filha à pé", conta. A filha dela, Ana Luiza, de 9 anos, puxa a orelha da mãe. "É errado, não pode ficar ali", diz a garota.

Fiscalização - O comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), coronel Alírio Villasanti, afirmou que o órgão desenvolve campanhas de conscientização nas saídas de escolas da rede pública e privada de Campo Grande.

Apesar disso, declarou, ainda é comum a formação de filas duplas. “São hábitos que nós estamos tentando trabalhar para que isso não mais aconteça, mas em alguns locais são reincidentes.

A orientação aos motoristas é que saiam de casa com antecedência, usem rotas alternativas e, se necessário, estacionem a uma distância da escola para buscar o filho a pé. “O pessoal chega em cima da hora e quer ganhar tempo”, disse.

Estacionar em fila dupla é considerado uma infração grave, que pode gerar multa de até R$ 127,00 e acarretar a perda de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Nos siga no Google Notícias