ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Aberto ao turismo, Bonito encara desafio com campo-grandenses

Paulo Nonato de Souza | 25/03/2021 07:42
Principal destino de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul, Bonito toma medidas para que regras contra o coronavírus sejam cumpridas (Foto: Reprodução)
Principal destino de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul, Bonito toma medidas para que regras contra o coronavírus sejam cumpridas (Foto: Reprodução)

Principal destino de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul e no topo da lista dos principais do Brasil, o município de Bonito mantém seus atrativos abertos aos turistas mesmo nesta fase complicada da pandemia de coronavírus. A cidade aposta no cumprimento dos protocolos de biossegurança e regras rígidas de higiene, mas encara um grande desafio: a postura dos moradores locais e dos campo-grandenses que se recusam a usar máscara nas ruas e demais lugares públicos.

“O que a gente percebe é que os turistas de outros estados chegam super precavidos, mas não é o que se observa nos bonitenses e nos turistas que estão vindo de outras cidades de Mato Grosso do Sul, especificamente os campo-grandenses, que criam caso (expressão usada no Brasil para definir ação de desentendimento) para usar máscara na rua, nos bares e restaurantes”, disse um guia de turismo em Bonito que pediu para não ser identificado.

Segundo ele, a fiscalização da prefeitura e da polícia militar precisa ser mais intensa e com multas para quem descumprir os protocolos, sob pena do turismo local ser novamente fechado, a exemplo do que ocorreu em 2020, por conta de um eventual avanço da pandemia no município.

Sua preocupação não é um ato isolado, tanto que nesta quarta-feira, 24, a Vigilância Sanitária do município lançou um Disque-Denúncia com o número (67) 99255-7838 e atendimento 24h, de domingo à domingo, para receber informações de casos de descumprimento dos decretos e resoluções contra a Covid-19. Em resposta no Whatsapp sobre anonimato, o sistema diz que “as denúncias são anônimas, não é relatado ao denunciado o nome de quem fez a denúncia”.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A iniciativa foi o resultado de um encontro realizado na terça-feira, 23, que reuniu empresários do setor de turismo com o prefeito Josmail Rodrigues, vereadores, o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, Coronel Anderson Avelar, e o Procurador do município, Osmar Prado.

Punições com multas - Não há informação sobre valores e tipos de punições para quem descumprir os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do vírus e o colapso na saúde pública local, mas o Campo Grande News apurou que na abordagem o infrator receberá uma notificação e será multado no caso de reincidência.

 A Polícia Militar promete intensificar suas ações.  “Vamos dar todo apoio para os setores de fiscalização do município e todo aquele mal intencionado para fazer baderna e não cumprir as determinações a gente vai tirar de circulação”, diz o Coronel Anderson Avelar em nota reproduzida pelo jornal online Bonito Informa.

O fato de Campo Grande ter antecipado feriados como tentativa de conter a pandemia já havia motivado a Prefeitura de Bonito a reforçar a fiscalização com barreiras sanitárias na expectativa do aumento no fluxo de turistas da Capital.

“As barreiras são importantes, mas precisam funcionar também nos finais de semana. Neste último final de semana as barreiras não funcionaram”, alertou Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo, especializada em trilhas e roteiros de bike em Bonito.

Nota enviada ao Campo Grande News pela assessoria do Instituto de Desenvolvimento de Bonito diz que o município tem 7 protocolos básicos de biossegurança que estão sendo seguidos a risca pelos empresários do setor.

“Estamos fazendo nosso dever de casa. Temos um selo de melhor destino do mundo e estamos entre as cidades mais seguras para visitação”, afirma o presidente do IDB, Augusto Mariano. “O turismo está funcionando, mas a cidade tem tomando todos os cuidados necessários para manter a saúde dos visitantes, dos moradores e de seus colaboradores”, garante.

Ainda de acordo com a nota do IDB, a Polícia Militar de Bonito, a Guarda Municipal e os fiscais da prefeitura estão com todo efetivo realizando rondas pela cidade, atentos ao cumprindo dos horários de funcionamentos estabelecidos entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e das 16h às 5h nos finais de semana.

Números da pandemia em Bonito - Dados divulgados no início desta semana pela Secretaria Municipal de Saúde de Bonito mostram que o município tem 1.719 casos confirmados de Covid-19 com1.595 já recuperados. Ainda segundo o boletim, 4.784 casos foram notificados, 3.021 foram descartados, 84 estão em isolamento, 43 em investigação, 20 internados e um total de 25 óbitos registrados.

Nos siga no Google Notícias