ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Bonito volta com barreira sanitária a partir desta terça-feira

Por Paulo Nonato de Souza | 11/08/2020 07:23
De hoje até o dia 31, Bonito terá barreiras nos dois acessos, por Jardim e Bodoquena. Desta vez o procedimento será educativo, diferente do que foi em maio (Foto: Prefeitura de Bonito/Arquivo)
De hoje até o dia 31, Bonito terá barreiras nos dois acessos, por Jardim e Bodoquena. Desta vez o procedimento será educativo, diferente do que foi em maio (Foto: Prefeitura de Bonito/Arquivo)

Principal destino de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul e um dos mais procurados do Brasil, Bonito volta a instalar barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade a partir desta terça-feira, 11, até o dia 31 deste mês. Diferente dos procedimentos adotados em maio, desta vez as medidas para conter a pandemia da Covid-19 não são restritivas, mas educativas.

As barreiras sanitárias voltam a ser instaladas nos acessos por Jardim (rodovia MS-382) e por Bodoquena, (rodovia MS-178). Entram em operação na tarde desta terça-feira, e a partir de amanhã, 12, irão funcionar das 7h às 17h, conforme nota divulgada pela Prefeitura de Bonito após reunião da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul.

Sob protocolos sanitários e de biossegurança, Bonito retomou as atividades em seus atrativos turísticos no dia 01 de julho, depois de quase quatro meses de paralisação, e a volta do turista, como já era esperada, tem sido lenta. Até por isso, há a expectativa de que o caráter educativa das barreiras, sobre procedimentos para evitar a propagação do coronavírus, seja um complemento importante no desafio de resgatar a confiança dos viajantes.

As duas barreiras serão comandadas por forças policiais (Militar, Civil, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária) com o apoio de servidores da prefeitura. Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que a transmissão do vírus em Bonito tem origem municipal, ou seja, não há informação de contato direto com turistas.

“O aumento dos casos e a volta do turismo geraram preocupações adicionais, mas isso se deve à negligência dos moradores, nada ver com turistas”, comentou Allan Velcic, da Rota Aventura, operadora especializada em passeios de bike na área rural de Bonito.

Até às 16h desta segunda-feira, 10, Bonito havia registrado 152 casos confirmados de coronavírus (119 já recuperados) e nenhuma morte relacionada à pandemia. “O município ampliou a testagem e por isso registrou um leve aumento no número de casos confirmados, mas isso necessariamente não significa uma aceleração na curva de contágio”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Maria de Oliveira.

Bonito está com quase 100% dos seus atrativos turísticos funcionando desde o início de julho. Em todos os lugares, inclusive nos passeios ao ar livre, o uso de máscara é obrigatório. Veja abaixo a lista do que funciona e o que não funciona no município pós-retomada do turismo:

ABERTOS:

- Locadoras de veículos em horário comercial

- Restaurantes com restrição de capacidade até às 22h

- Hotéis e Pousadas com utilização dos protocolos de biossegurança

Grutas:

- Gruta São Mateus

- Gruta São Miguel

Quadricíclos:

- Rota Zagaia

- Trilha Boiadeira

- Serra da Bodoquena

Flutuações:  

- Nascente Azul,

- Rio Sucuri,

- Barra do Sucuri,

- Aquário Natural

- Rio da Prata.

Trilhas e Cachoeiras: 

- Cachoeiras Serra da Bodoquena,

- Estância Mimosa

- Ceita Corê,

- Rio do Peixe

- Parque das Cachoeiras

Balneários:  

- Praia da Figueira

- Eco Park Porto da Ilha

- Ilha Bonita

- Nascente Azul

- Bosque das Águas

- Balneário do Sol

- Balneário Municipal

Aventura: 

- Rota Aventura (passeios de bike)

- Eco Park (passeio de duck, boia cross e stand up paddle)

- Bote no Rio Formoso

- Arvorismo Cabanas

Cavalgadas:  

- Recanto do Peão,

- Rio da Prata

- Estância Mimosa

FECHADOS: 

- Aeroporto Regional de Bonito

- Gruta do Lago Azul

- Abismo Anhumas

- Balneário Sesc-Bonito

- Ybirá Pê

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário