ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Campanha sensibiliza empresários sobre selo do turismo

Paulo Nonato de Souza | 06/08/2020 07:23
O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, é parte importante de uma nova realidade para o pós-pandemia (Foto: Bonito Way/Divulgação)
O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, é parte importante de uma nova realidade para o pós-pandemia (Foto: Bonito Way/Divulgação)

Uma das novidades do novo normal para o pós-pandemia de coronavírus (Covid-19), o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado há dois meses pelo Ministério do Turismo, passa por uma campanha de sensibilização dos empresários do setor em Mato Grosso do Sul para a sua adesão. A autenticação é parte integrante de uma nova realidade fundamental para a retomada do turismo com segurança para os turistas e funcionários dos estabelecimentos.

Mas, embora importante, considerando que se trata de uma ferramenta nacional e que servirá de referência para os turistas antes de comprar seus pacotes de viagem no pós-pandemia, além de gratuito, Mato Grosso do Sul fechou o mês de julho com apenas 132 cadastros em um universo de 12.450 pedidos de emissão do selo em todo o Brasil.

“Estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos empresários para a adoção do selo, estamos solicitando para que façam a adesão desse selo, afinal de contas trata-se de um selo de conhecimento geral em todo o Brasil e o turista certamente vai querer saber do selo nas agências de viagens, nos passeios, nos segmentos de hospedagens, bares e restaurantes”, disse o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo (Fundtur) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Bruno Wendling.

No Brasil a certificação de qualidade já é conhecida em diferentes segmentos, empresas e produtos, mas antes da pandemia parecia não fazer parte do universo do turismo. Agora  tornou-se essencial para comprovação de destino cumpridor de rígidos protocolos sanitários de biossegurança.

“O selo passou a ser fundamental para o turismo, considerando que o protocolo de higienização agora é parte integrante do produto turístico, e obrigatório para que a gente possa oferecer mais segurança aos turistas e aos colaboradores dos empreendimentos turísticos”, ressaltou Bruno Wendling.

Alguns destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, entre os quais o município de Bonito, uma das principais referências de ecoturismo no Brasil, desenvolveram seus próprios selos para a retomada das atividades com o apoio do Sebrae e do Sesi, mas isso não tira a importância de se ter o selo do Ministério do Turismo, segundo Wendling.

“Mesmo que Mato Grosso do Sul tenha saído na frente com iniciativas de protocolos individuais sobre as novas condições de biossegurança para a oferta de suas atividades, é importante a adoção do selo do Ministério do Turismo como forma de comunicar isso aos turistas nacionais e internacionais”, alertou o diretor-presidente da Fundtur.

O selo do MinTur foi lançado no dia 4 de junho deste ano para servir de guia aos turistas na hora de escolher viagens e locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Em todo o Brasil, a lista dos estados que registraram a maior adesão à iniciativa tem São Paulo na liderança (2.875), seguido do Rio de Janeiro (1.860), Minas Gerais (1.069), Bahia (895) e Rio Grande do Sul (657).

Já as atividades com maior número de solicitações do selo: agências de turismo (4.486), meios de hospedagem (3.700) e transportadoras turísticas (1.495).

Como solicitar o Selo - Para solicitar o selo o interessado deve acessar o site www.turismo.gov.br/seloresponsavel, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Estão disponíveis protocolos para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos, Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares, Parques Temáticos Aquáticos, Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros

Nos siga no Google Notícias