ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Com Mundial de MTB, Costa Rica é a dica para quem curte turismo de aventura

Dias 27 e 28 deste mês, cidade do norte de Mato Grosso do Sul será palco de competição de mountain bike com atletas de 10 países

Paulo Nonato de Souza | 16/07/2019 06:28
Com percurso de 29,3 km, competição mundial de mountain bike cruzará parques naturais de Costa Rica (Foto: BrasilRide)
Com percurso de 29,3 km, competição mundial de mountain bike cruzará parques naturais de Costa Rica (Foto: BrasilRide)

Se você gosta da sensação de adrenalina e curte o contato com a natureza em clima de competição, então a dica é o Mundial de MTB 24 horas Solo que será disputado pela primeira vez no Brasil, dias 27 e 28 deste mês em Costa Rica, município de 19 mil habitantes, distante 375 km de Campo Grande. E se você ainda não se aventurou pelas belezas naturais do município, na região norte de Mato Grosso do Sul, a hora é agora.

Cenário de rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, tirolesas, rapel, piscinas naturais, arvorismo, rafting e trilhas em quatro parques naturais, com a disputa do Mundial de MTB, Costa Rica ganha folego na comparação com Bonito como capital sul-mato-grossense do turismo de aventura.

Na onda do turismo com esportes de aventura, a conta de quem organiza as competições é de que cada atleta traz pelo menos um ou dois familiares, mais o seu staff composto de treinadores e assessores. Na soma, uma competição com 500 inscritos, que deve ser o caso do Mundial deste mês em Costa Rica, pode movimentar a circulação de pelo menos três a quatro mil pessoas durante o evento, consumindo em restaurantes e hotéis, por exemplo, mais os passeis turísticos.

Além de competidores brasileiros, a grande maioria, o evento terá a participação de atletas do Canadá, Inglaterra, Austrália, México, Argentina, Portugal, Irã, Itália e Ucrânia. Conforme o regulamento, o Mundial será disputado em um formato onde o objetivo do atleta será completar o maior número de voltas possíveis dentro do tempo de 24 horas. A pista da Brasil Ride 24 Horas Series em Costa Rica tem 29,3 km de extensão e altimetria acumulada de cerca de 500 metros.

Com 30 metros de altura, a Cachoeira das Araras, na rodovia para Alcinópolis, é uma das muitas belezas naturais em Costa Rica (Foto: Reprodução)
Com 30 metros de altura, a Cachoeira das Araras, na rodovia para Alcinópolis, é uma das muitas belezas naturais em Costa Rica (Foto: Reprodução)

Costa Rica é uma cidade cercada por quatro parques naturais, todos abertos aos visitantes para contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Dos quatro parques, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o mais próximo da cidade. Localizada a 3 km de distância em relação ao centro, o parque é cenário perfeito para esportes de aventura como rapel e rafting, e ainda tem a Cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, um dos locais mais visitados pelos turistas.

COMO CHEGAR EM COSTA RICA - Partindo de Campo Grande, você segue pela BR-163 e na altura do Posto São Pedro entra na BR-060, à direita, e segue no sentido Camapuã, passa por Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, de onde serão mais 50 km até Costa Rica. A viagem de carro desde a Capital tem duração aproximada de quatro horas e meia.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura de Costa Rica. Telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070.

Nos siga no Google Notícias