A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019


21/06/2019 07:18

De cachoeiras a Festa do Peão, dicas sobre o que fazer no Vale do Aporé

É uma das 10 regiões turísticas de Mato Grosso do Sul, formada por 5 municípios na divisa com Goiás, Minas e São Paulo

Paulo Nonato de Souza
O Peão, monumento em uma das entradas de Cassilândia, principal cidade banhada pelo Rio Aporé, considerada a capital estadual de rodeio (Foto: Reprodução)"O Peão", monumento em uma das entradas de Cassilândia, principal cidade banhada pelo Rio Aporé, considerada a capital estadual de rodeio (Foto: Reprodução)

Vale do Aporé. O nome inspirado no Rio Aporé, repleto de cachoeiras e corredeiras, cenário perfeito para esportes de aventura, desde a nascente no Parque Nacional das Emas, em Goiás, até a foz, no Rio Paranaíba, até pode soar estranho para quem não é da região leste de Mato Grosso do Sul, mas é uma das 10 rotas turísticas sul-mato-grossenses que vale a pena conhecer, especialmente se você busca roteiros alternativos.

Cenário de belezas naturais, o rio faz a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. É uma espécie de carro-chefe do Vale Aporé, que contempla cinco municípios - Cassilândia, Água Clara, Chapadão do Sul, Inocência e Paranaíba – e esbanja diversidade de opções turísticas, que inclui ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, esportes radicais, contemplação da natureza, festas tradicionais de peão e até turismo científico.

O Vale do Aporé fica em Mato Grosso do Sul, mas está mais integrado a Goiás, São Paulo e Minas Gerais, considerando a proximidade dos cinco municípios com os três estados vizinhos. Em relação a Campo Grande, a cidade mais próxima é Água Clara (192 km pela rodovia BR-262), e as mais distantes são Paranaíba (406 km pela BR-262 e MS-377) e Cassilândia (436 km pela BR-060).

Com quedas d'água desafiadoras, o Rio Aporé passa a apenas 3 km do centro da cidade de Cassilândia (Foto: Reprodução)Com quedas d'água desafiadoras, o Rio Aporé passa a apenas 3 km do centro da cidade de Cassilândia (Foto: Reprodução)

Em Cassilândia, principal cidade banhada pelo rio, a lista de atrativos tem pelo menos oito cachoeiras no Rio Aporé, que passa a 3 km de distância em relação ao centro, mais o Balneário do Salto do Aporé, considerado patrimônio cultural e paisagístico, e a Festa do Peão de Boiadeiro, classificada entre as cinco melhores festas de rodeio do Brasil, que este ano vai acontecer no período de 31 de julho a 4 de agosto.

Se você deseja fazer algo diferente do que normalmente encontraria nos destinos turísticos padrão, se busca novas experiências, a Festa do Peão, em Cassilândia, a capital estadual de rodeio, é um momento especial. O evento promovido pelo Sindicato Rural vai para a sua 49ª edição.

No ano passado, a Festão do Peão de Cassilândia teve a cantora Anitta como uma das suas atrações e atraiu 50 mil pessoas, mais do que o dobro da população local (21.876 habitantes). Na edição deste ano os shows musicais serão de Bruno & Marrone, Luan Santana e Chrystian e Ralf.

Palco lotado na arena da Festão do Peão na cidade de Cassilândia em 2018 (Foto: Maurício Paulino)Palco lotado na arena da Festão do Peão na cidade de Cassilândia em 2018 (Foto: Maurício Paulino)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.