A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020


14/11/2019 09:16

Debaixo de um viaduto de 1894, conheça a elegância de um Mercadão suíço

Entre vãos de 36 arcos de um viaduto ferroviário construído há 125 anos funciona um dos destinos imperdíveis em Zurique

Paulo Nonato de Souza
O Markthalle Im Viadukt funciona debaixo do viaduto, um lugar imperdível em Zurique (Foto: Roger Frei)O Markthalle Im Viadukt funciona debaixo do viaduto, um lugar imperdível em Zurique (Foto: Roger Frei)

Se você pretende viajar pela Europa nestas férias de final de ano, inclua a Suíça nos seus planos. Para ser mais preciso, escolha a cidade de Zurique como um dos seus destinos. Se aceitar a sugestão, não deixe de conhecer o Markthalle Im Viadukt, debaixo de um viaduto ferroviário construído em 1894 sobre uma ponte de pedra com 36 arcos.

O lugar virou um centro comercial politicamente correto e extremamente agradável, sobretudo para quem curte o ambiente, a informalidade e a variedade de um Mercadão. Lá você irá conhecer um significado diferente para a expressão “ir para debaixo da ponte”.

No Brasil, quem vive em espaços debaixo de pontes e viadutos são pessoas desprezadas pela sociedade, em situação de pobreza total e sem casa para morar, ou simplesmente largaram tudo e optaram pela vida nômade. Em Zurique, o Markthalle Im Viadukt é um espaço sociável, ativo, saudável e seguro.

O Markthalle Im Viadukt é um bom exemplo de como os espaços públicos podem ser aproveitados de maneira produtiva (Foto: Reprodução)O Markthalle Im Viadukt é um bom exemplo de como os espaços públicos podem ser aproveitados de maneira produtiva (Foto: Reprodução)
Lojinha de tortas e doces, uma das várias lojas de produtos caseiros no Markthalle Im Viadukt (Foto: Reprodução)Lojinha de tortas e doces, uma das várias lojas de produtos caseiros no Markthalle Im Viadukt (Foto: Reprodução)

Debaixo do viaduto tem boutiques, lojas de móveis, artesanatos e de bijuterias, mercadinhos que vendem alimentos frescos, como frutas, legumes, verduras, queijos, chocolates e cereais, onde você só pode olhar com os olhos, nem pensar tocar em qualquer um dos produtos, e uma grande variedade de pequenos restaurantes com preços bem mais em conta.

O centro comercial é um espaço público administrado pela prefeitura. Nele há uma regra estabelecida, e obedecida, onde somente pequenas empresas e agricultores familiares de Zurique recebem autorização para vender seus produtos. Portanto, no Markthalle Im Viadukt não tem as grandes marcas globalizadas. Lá, tudo é característico da região, desde padaria, queijos, embutidos, verduras e açougue.

Zurique é uma cidade dividida em distritos, que eles chamam de Kreis. São 12 no total, todos conhecidos pela sua respectiva numeração, e o centro comercial “Im Viadukt” fica no Distrito 5, na Zürich West, uma antiga zona industrial e atualmente uma das áreas mais visitadas por pessoas de diferentes nacionalidades.

Com pouco mais de 400 mil habitantes, Zurique tem uma infraestrutura de mobilidade urbana extraordinária. Já no desembarque no Aeroporto Flughafen Zürich, distante 12 km do centro, o turista pode optar pelo trem que sai de uma estação que fica dentro da área do aeroporto. Basta comprar o bilhete para o destino Zürich Hauptbahnhof, que é a estação principal de trem.

A cada 10 minutos os trens partem do aeroporto e o traslado dura cerca de 10 minutos, e ainda tem a opção do simpático bondinho que eles chamam de tram. Neste caso é o tram 10, que faz a conexão entre o aeroporto e a estação central, só que em 40 minutos. A passagem tanto de trem quanto de tram custa 6,60 francos suíços, algo em torno de R$ 21, e nem precisa ter dúvida quanto a eficácia e pontualidade do sistema de transporte.

O Markthalle Im Viadukt Vale a pena! Ah, também não esqueça de observar que em Zurique a temperatura média anual é de 9,4ºC. Para quem prefere o calor, uma das melhores estações para visitar Zurique é a Primavera, entre o final de março e início de junho, quando a temperatura máxima fica na casa de 15ºC. No Verão, entre junho e setembro, as temperaturas máximas atingem 23ºC. Se o seu forte é o inverno, então a hora e ágora, de dezembro a março, quando os termômetros ficam abaixo de zero e tudo é coberto de neve.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.