Descubra lugares no Chile para curtir neve até o fim do inverno

O clima já está bem mais agradável, sem o calorão de antes, mas oficialmente o inverno só vai começar no dia 20 de junho e se estenderá até 22 de setembro, quando dará lugar à Primavera. Se está procurando qual o melhor mês do período mais frio do ano para curtir neve na América do Sul, selecionamos cinco destinos no Chile onde a neve faz parte da paisagem e da diversão dos visitantes durante os cinco meses da estação.
Diferente do que muita gente pensa, julho não é o único mês do inverno para se ver neve na América do Sul. A altitude elevada da Cordilheira dos Andes permite que os cenários fiquem nevados por mais tempo em alguns cartões-postais chilenos como Aysén, Corralco, Pucón, Parque Nacional Torres del Paine e Chillán até meados de setembro, quando a temperatura no hemisfério Sul começa a subir. Se você é daquelas pessoas que amam esportes de neve ou simplesmente gostam de curtir o frio extremo, o Chile pode ser o seu destino de viagem de inverno em 2025. Afinal, até setembro ainda encontrará baixas temperaturas para ver neve ainda este ano.
Veja abaixo o que tem para fazer e como chegar nestes cinco lugares incríveis e gelados do Chile:
Aysén - Com um toque mais selvagem, a região de Aysén, na Patagônia chilena, possui mais de 100 mil quilômetros quadrados de extensão, sendo metade deles em área de proteção ambiental. Prepare-se para observar guanacos, huemules e pumas caminhando pelos bosques com árvores tão altas que ficam com os topos salpicados de neve. Um dos pontos turísticos mais visitados da região é o paredão glacial da Laguna San Rafael, que pode ser visto a partir de passeios em confortáveis catamarãs.
Corralco - Aos pés do vulcão Lonquimay, na Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, a estação de esqui Valle Corralco é um dos destinos mais procurados pelos amantes das montanhas nevadas do Chile. Com 25 pistas - algumas com até 2,3 mil metros - o destino oferece atrativos para toda a família: de pistas para experts a escolinhas de snowboard para iniciantes.
Pucón - Um cenário vulcânico e congelante à beira do lago e aos pés de um vulcão em atividade, Pucón é uma cidade que atrai turistas o ano inteiro. Apesar de não contar com as estruturas cinco estrelas dos grandes resorts das cidades vizinhas, ver a fumaça contínua do vulcão durante o trekking tem seu charme. Até setembro é possível curtir os cenários gelados em Pucón, além de aproveitar as águas termais nos arredores da cidade.

Parque Nacional Torres del Paine – O lugar de paisagens congelantes da Patagônia fica a 1h30m de Puerto Natales. O Parque Nacional Torres del Paine possui paisagens impressionantes, sendo um dos destinos turísticos mais procurados do Chile. Com cenários glaciais, gelos milenares e formações rochosas imensas (sem exageros), o lugar atrai viajantes que buscam a conexão com a natureza congelante e (quase) intocada. Por conta da alta concentração de gelo até o fim de agosto, o parque pode ter áreas restritas por questões de segurança. O acesso é pelo aeroporto de Punta Arenas com mais 3 horas de carro em direção à cidade de Puerto Natales.
Chillán – Destino famoso pelo conforto dos hotéis e resorts na temporada de neve. Com uma das maiores pistas de esqui da América do Sul, Chillán conta com cenários deslumbrantes de bosques nevados cravados no vulcão. A região é servida de hotéis para todos os gostos (e bolsos) e atrai turistas mais experientes e também quem busca aprender mais sobre esportes de neve. Para chegar o acesso é pelo aeroporto de Concepción com mais de 2h30 de carro até Chillán.
Todas as dicas são site VamosLatam. Se ficou animado, então comece desde já a fazer as suas buscas e boa viagem. A companhia aérea LATAM oferece opções de passagens saindo de Campo Grande para Balmaceda (cidade próxima de Puerto Aysén) e para a cidade de Temuco, distante apenas 100 km de Pucón. São voos com troca de aeronave em São Paulo (Guarulhos) e em Santiago, a capital chilena.