ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Lugares por Onde Ando

Descubra os caminhos e os sabores do queijo no Brasil

Paulo Nonato de Souza | 24/01/2023 08:09
Queijo artesanal na Ilha do Marajó, no Pará, produzido a partir do leite de búfala – Foto: Bruna Brandão/Ministério do Turismo
Queijo artesanal na Ilha do Marajó, no Pará, produzido a partir do leite de búfala – Foto: Bruna Brandão/Ministério do Turismo

Se você gosta de saborear um queijinho e tem planos de viajar em 2023, então que tal passear por um roteiro gastronômico em que o queijo é o ponto alto da viagem? Opções de destinos não faltam, afinal a iguaria brasileira está entre as melhores do mundo. Prova disso são os títulos conquistados por alguns dos nossos produtos em competições internacionais tradicionais.

O Ministério do Turismo publicou um roteiro com degustação de queijos em vários destinos no Brasil. Como nem poderia ser diferente, a dica começa por Minas Gerais, a terra do queijo. O estado é um dos maiores produtores do país e tem na cidade de Alagoa, na Serra da Mantiqueira, queijos premiados mundialmente. A rota inclui visita à Fazenda 2M, que coleciona conquistas: medalha de ouro no Mundial do Queijo no Brasil, em 2019, medalha de prata no Mondial du Fromage, na França, também em 2019, e o Super Ouro no Queijos Brasil, como o melhor queijo artesanal de leite cru do país.

Na mesma dica, na Serra da Mantiqueira, o turista pode aproveitar e conhecer os olivais da Fazenda Cauré. É lá que está o “Melhor Azeite do Hemisfério Sul”, título conquistado na Expo Oliva, na Espanha. Pode ser um passeio duplo, ou seja, com visitas à Fazenda Cauré e à Queijaria na Fazenda 2M para degustação e almoço mineiro. Nada mal, hein!

Ainda em Minas Gerais, no sudoeste do estado, tem a Rota do Queijo da Canastra. Os turistas podem aproveitar de roteiros gastronômicos que envolvem o queijo, onde produtores artesanais fabricam há mais de dois séculos essa especialidade, considerada Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil. Se você curte esportes na natureza, a região também oferece atividades como trilhas, canoagem, bóia-cross, rapel, banho de cachoeiras, lagoas, rios, motocross e passeios de jeep. Sem esquecer que a vida rural no interior de Minas mantém a tradição da arquitetura do século XIX.

São Paulo também tem tipos preciosos de queijos na rota “Caminho do Queijo Artesanal Paulista”. Criada em 2017, a rota compreende 13 propriedades rurais de 13 cidades do interior paulista que produzem diversos tipos de queijos, a partir do leite de búfala, de cabra e de ovelha. Em 2021, o roteiro recebeu dois prêmios internacionais do Mondial du Fromage, realizado anualmente na França. Em seu perfil no Instagram (@caminhodoqueijopaulista), a rota disponibiliza um mapa com a localização das fazendas, além de sugestões de hospedagens próximas. Convite perfeito para um passeio em família ou com amigos.

A região sul do país também não fica atrás quando o assunto é queijo saboroso. Comer uma fondue no frio da Serra Gaúcha (RS), por exemplo, já virou tradição para quem passeia nas cidades que a compõem, como Gramado e Canela. Porém, nem só de frio vive a cultura do queijo e o turista que gosta do calor pode aproveitar o sabor do queijo coalho nas praias do Ceará, ou derreter queijo na manteiga com carne de sol no Rio Grande do Norte, um jeito delicioso de experimentar.

O Pará é outro estado de clima quente no roteiro de degustação de queijos do Ministério do Turismo. A dica é fazer um passeio para conhecer os queijos da ilha de Marajó, produzidos no arquipélago a partir do leite de búfala. O produto é feito há mais de 200 anos e é considerado um patrimônio cultural paraense. Além de se deliciar com a iguaria, o turista ainda estará beneficiando as famílias produtoras que mantém a tradição do produto, transmitindo esse conhecimento de pai para filho.

Nos siga no Google Notícias