ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 20º

Lugares por Onde Ando

Descubra os encantos e as surpresas da histórica Lisboa

Por Paulo Nonato de Souza | 23/07/2025 12:18
Descubra os encantos e as surpresas da histórica Lisboa
Em Lisboa desde 2014, o sul-mato-grossense Roberto Marques afirma que a cidade o recebeu de braços abertos (Foto: Arquivo pessoal/Arquivo)

Lisboa é para se admirar de camarote. E são vários mirantes espalhados sobre ela, cada um com uma vista particular e todos eles com uma paisagem encantadora. No topo da lista das cidades mais antigas do mundo, a capital portuguesa surpreende vista de cima. E é igualmente linda quando se revela por entre suas ruelas históricas, as bem conservadas calçadas de paralelepípedo em preto e branco, os azulejos que colorem as paredes e os caminhos da metrópole europeia, tanto na parte alta quanto na parte baixa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Lisboa, uma das cidades mais antigas do mundo, encanta visitantes com seus diversos mirantes, ruelas históricas e calçadas de paralelepípedo em preto e branco. A capital portuguesa atrai brasileiros pela facilidade do idioma, preços acessíveis e clima agradável, além de sua gastronomia única e ruas repletas de arte.A cidade mantém sua autenticidade mesmo com o crescente turismo. Dividida em bairros distintos, como Alfama, Baixa e Bairro Alto, oferece fácil locomoção entre suas regiões. O melhor período para visitar é entre maio e junho ou setembro e outubro, quando o clima é ameno e há menor concentração de turistas.

Um dos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros, Lisboa oferece a facilidade do idioma e preços mais acessíveis se comparados aos de outras cidades da Europa. Mas não é só isso, ressalta a jornalista do site Melhores Destinos, Bruna Scirea, especialista em descobrir cantos no Brasil e pelo mundo. “O clima é agradável; as atrações são para todos os públicos; a gastronomia faz qualquer um se esquecer da dieta e as ruas são cheias de vida e arte. E como se não fosse o bastante, o destino tem ainda uma luz única. Bastará um fim de tarde em dia ensolarado para você se apaixonar por Lisboa”, afirma ela.

Roberto Marques, ou simplesmente Robertinho Cabeleireiro, nascido em Bela Vista, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, criado em Campo Grande, e desde 2014 vivendo em Lisboa, também se rende aos encantos da capital portuguesa. “Amo o Brasil, a minha querida fronteira, amo Campo Grande, onde nasceu a minha história, mas escolhi Lisboa para viver, e Lisboa com seus encantos e desafios me escolheu. Cheguei com minha mulher e minhas duas filhas no dia 8 de outubro de 2014 para ficar”, disse ele.

Para quem pretende viajar a Lisboa pela primeira vez, Robertinho avisa que a cidade é cheia de surpresas. “A cada dia tem uma descoberta, a cada dia um encanto que se renova todos dias, desde o momento que despertamos com o sol à beira do rio Tejo até o pôr do sol, Lisboa é essa menina moça que me encanta de norte a sul”, garante o cabeleireiro sul-mato-grossense, citando o poema “Lisboa, Menina Moça”, do poeta português José Carlos Pereira Ary dos Santos.

Descubra os encantos e as surpresas da histórica Lisboa
Nas peladas de futebol ou de bike, em Lisboa o sul-mato-grossense Robertinho mantém seus hábitos no esporte (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Descubra os encantos e as surpresas da histórica Lisboa
Vista da histórica Praça do Comércio com o rio Tejo ao fundo, atrativos imperdíveis em Lisboa (Foto: Reprodução)

“Cada vez mais moderna e aberta aos visitantes de todo o mundo, a capital portuguesa é ainda nostálgica. Uma cidade que mira o futuro sem perder a sua identidade”, garante Bruna Scirea. Segundo ela, basta entrar em uma tasca (pequeno e tradicional restaurante que serve comida típica), ouvir a primeira piada, ou alfinetada bem ao estilo português, participar de algum dos tradicionais festejos de junho, sentir o cheiro de sardinha na brasa e espiar os varais, com as mais íntimas roupas expostas diante das janelas, para saber que o turismo se faz presente, mas a autenticidade lisboeta se mantém firme.

Na Alfama, está a essência; na Baixa, a vitalidade e, no Bairro Alto, a boemia. O Parque das Nações é a cidade moderna, das esplanadas e atrações tecnológicas. E no extremo oposto, geográfico e metafórico, está a Lisboa das navegações: o bairro Belém, onde o Tejo divide paisagem com monumentos históricos tombados pela Unesco.

Cada bairro traz a sua característica e a boa notícia é que é possível se deslocar facilmente entre eles, seja a pé, de metrô, autocarro ou eléctrico, como são chamados o ônibus e o bondinho por lá. Prepare-se para bater perna até se cansar, mas sem nem reclamar, já que o caminho sempre compensa em Lisboa.

Percorra a Lisboa medieval, volte ao tempo do Império Ultramarino, mas também não deixe de aproveitar os centros culturais, festivais de música e belos projetos arquitetônicos. Invente ainda uma premiação própria: saia pela cidade em busca do melhor pastel de nata e do mais saboroso bacalhau — uma missão pra lá de saborosa.

Quando ir a Lisboa – Vale ressaltar que Lisboa é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Na primavera e no verão é quando as ruas da cidade ganham mais vida, estão cheias de turistas, há festejos populares, muita música e atividades culturais. A partir de outubro, o friozinho toma conta e as chances de chuva são maiores, mas o preço dos hotéis, no entanto, tende a ser mais baratos.

O inverno em Lisboa costuma ser ameno, com temperaturas variando entre 8ºC e 15ºC em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Faz frio nessa época e a chance de chuva é maior, mas não chega a nevar. A dica é aproveitar os períodos entre a segunda quinzena de maio até o fim de junho e a partir da metade de setembro até o fim de outubro. Nesses períodos há dias quentes, mas não de calor extremo, e a cidade está com cara de destino de férias, mas não tão cheia quanto na alta temporada.