ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Descubra Salta, uma viagem inesquecível na rota bioceânica

Paulo Nonato de Souza | 03/07/2023 08:46
O passeio no Trem das Nuvens é uma das atrações mais emblemáticas e imperdíveis na região de Salta (Foto: Reprodução/VamosViajar/Latam)
O passeio no Trem das Nuvens é uma das atrações mais emblemáticas e imperdíveis na região de Salta (Foto: Reprodução/VamosViajar/Latam)

Que tal se planejar para conhecer Salta, cidade do noroeste da Argentina? Capital da província de mesmo nome, o lugar cercado de montanhas, fundado em 1582, além de ser famoso pela arquitetura colonial espanhola e pela herança andina, está no trajeto da Rota Bioceânica que irá ligar o Brasil ao Oceano Pacífico a partir de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.

A conexão por rodovias tem previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2025, com a proposta de integração econômica  do Centro-Oeste brasileiro ao Pacífico, passando pelas cidades de Porto Murtinho (MS), Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, no Paraguai, Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, na Argentina, Passo de Jama, no Chile, até alcançar os portos chilenos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Mas nem precisa esperar 2025 para passear por um cenário repleto de história, cultura e paisagens espetaculares aos pés da Cordilheira dos Andes se destacam, sugere o site VamosViajar, da Latam. “A essência de Salta está em seu centro histórico, uma viagem no tempo oferecida pela arquitetura colonial característica da época. A Plaza 9 de Julio é o coração da cidade e, ao seu redor, têm impressionantes edifícios históricos. Vale visitar a majestosa Catedral de Salta, tesouro arquitetônico cheio de detalhes e adornos, com uma interessante história para contar”, ressalta.

Uma das atrações mais emblemáticas da região é o Trem das Nuvens, uma atividade imperdível. O trajeto de trem leva o visitante por caminhos de montanhas e vales, alcançando altitudes impressionantes ao atravessar pontes e túneis. É um jeito de experimentar a sensação única de estar nas alturas rodeado pelos picos da imponente Cordilheira dos Andes.

O ramal ferroviário C-14 da Ferrocarril General Manuel Belgrano, mais conhecido como Tren de las Nubes (Trem das Nuvens, em português), é uma ramificação da linha que une as estações de Salta com a de La Polvorilla sobre a Cordilheira dos Andes, em alguns trechos a mais de 4 200 metro de altitude. A origem da linha é do ano de 1889.

Quem curte história estará no lugar certo, porque Salta é uma viagem ao passado. Entre seus atrativos estão o Museo de Arqueología de Alta Montaña, onde estão expostos os famosos Niños de Llullaillaco, as múmias de mais de 500 anos encontradas no topo das montanhas dos Andes, e o Museo Pajcha, dedicado à cultura andina e à preservação das riquezas ancestrais da região. Os museus têm exposições interativas e de arte contemporânea, onde é possível ficar por dentro das lendárias tradições, do artesanato e da profunda espiritualidade das comunidades indígenas dessa área.

Se gostou da dica, esteja pronto para ser um turista aventureiro, porque é quase certo de que a viagem não ficará resumida a Salta. Uma esticada até Jujuy, a duas horas de carro e distancia de 130 km desde Salta, provavelmente será irresistível. Na província de Jujuy fica a Quebrada de Humahuaca, um lugar deslumbrante por suas belezas naturais, onde as montanhas coloridas impressionam qualquer visitante. A região tem um enorme deserto de sal branco e o famoso Cerro de los Siete Colores em Purmamarca, um fantástico fenômeno da natureza que cativa os visitantes.

Em Jujuy, a 130 km de Salta, as montanhas coloridas de Quebrada de Humahuaca impressionam os visitantes (Foto: Reprodução)
Em Jujuy, a 130 km de Salta, as montanhas coloridas de Quebrada de Humahuaca impressionam os visitantes (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias