Dicas de como se organizar para visitar vários países da Europa

Quem nunca pensou em conhecer o máximo possível de países da Europa? É um sonho comum entre os brasileiros, e muito realizável, onde o primeiro passo é o planejamento com foco em todos os detalhes da viagem. Por exemplo, é importante estar atento aos documentos necessários e exigências burocráticas de cada país, desde passaporte com validade mínima de seis meses, seguro e vacinas.
A Europa vale muito a pena conhecer em qualquer idade, não importa se na juventude ou se já tem mais de 60 anos. É uma experiência inesquecível que se leva para o resto da vida, ainda mais se conseguir visitar vários países, conforme sua preferência e expectativa. Se deseja algo mais romântico, o roteiro pode ter Itália, Alemanha e França, se prefere festas no verão, Espanha, Malta e Grécia, se gosta de história, pode ser Inglaterra, França e Alemanha. Que tal visitar Portugal e Espanha no chamado Giro Ibérico?
Veja abaixo outras dicas do site Melhores Destinos, especializado em localizar promoções de passagens aéreas e hospedagens:
O que incluir no planejamento? - É preciso definir quais países, quantos dias em cada destino, o tamanho do seu orçamento, a época do ano, se no outono, inverno ou verão, custos de deslocamentos de um país para outro, se de trem, avião, carro ou ônibus, hospedagem e alimentação, conferir validade do passaporte e não esquecer do seguro viagem. Melhor escolher os períodos de baixa temporada, quando os preços e os lugares são mais acessíveis.
O que evitar na hora de planejar uma viagem pela Europa - Há algumas questões que você deve evitar a todo custo na hora de viajar para a Europa e não ter perrengues: Evite visitar muitos países num curto espaço de tempo, porque você ficará mais cansado e perderá muito tempo em transportes, sem usufruir e conhecer a real essência daquele destino. Por isso, planeje dias de descanso para não deixar a sua viagem insuportável.
Culturas distintas - Saiba que cada país europeu tem hábitos e culturas bem distintas, apesar da pouca distancia geográfica entre os países. Então, pode ser que você seja muito bem recebido em um destino, mas nem tanto em outro, e esteja preparado para lidar com respostas ríspidas e comidas bem diferentes do nosso dia a dia. Não vá para lá pensando em comer arroz com feijão;
Evite ir no mês de agosto - Tente fugir do mês de agosto, período de muito calor e nem todos os lugares estão preparados para altas temperaturas, ou seja, pode ser que você se hospede em um hotel que sequer tem ventilador no quarto. Agosto é quando os europeus viajam e isso eleva o custo de transporte e hospedagens;
Qual a melhor época? - Para pagar mais barato, o melhor a fazer é evitar a alta temporada. A baixa temporada, época mais barata para viajar e com menos turistas, vai do final de outubro a meados de março. Já a extrema alta temporada vai de julho a agosto, sendo este último mês o pico de verão quando grande parte dos europeus viaja e tudo fica mais lotado e mais caro;
Real x Euro - A desvalorização do real frente ao euro tem sido constante. Infelizmente a nossa moeda é fraca frente à moeda comum europeia e a alta volatilidade pode prejudicar o seu orçamento. Por isso, fique atento e leve issto em conta no seu planejamento para não ser pego de surpresa. Leve cartão de crédito com limite disponível e a possibilidade de realizar saques se necessitar de dinheiro espécie;
Quais países para conhecer numa viagem pela Europa? - Apesar de ser um continente compacto e relativamente pequeno quando comparado com outras regiões do mundo, a Europa possui 50 países, repletos de diversas atrações, natureza deslumbrante, culturas distintas, gastronomia peculiar, vilarejos pitorescos e muito mais. Entre estes países vale destacar que a Rússia e a Turquia possuem territórios tanto na Europa quanto na Ásia. Destes 50, 27 países fazem parte da União Europeia, 4 do Reino Unidos, 27 países do Espaço Schengen e 20 países da zona do euro. Vale a pena destacar estes blocos, pois podem, e muito, facilitar a sua logística.
Na lista dos países mais procurados pelos turistas brasileiros estão Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Inglaterra. Mas a tua viagem pode incluir outros locais menos explorados na Europa, como a Albânia, Bulgária, Azerbaijão, Geórgia, Estônia, Polônia, Suécia, entre outros.
É necessário visto para a Europa? - Os brasileiros não necessitam de visto para visitar a maioria dos países da Europa. Entre as exceções estão os quatro países do Reino Unido, onde é necessário o ETA, da sigla em inglês Electronic Travel Authorization, a nova autorização eletrônica obrigatória. Ah, brasileiro também precisa de visto eletrônico para entrar no Azerbaidjão.
Sobre o ETA, a nova exigência começou a vigorar em 8 de janeiro de 2025 e se aplica a viajantes com todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos). Veja o que é preciso para obter o documento: Passaporte com o qual irá viajar (não é permitido usar cópias ou passaportes digitais); E-mail; Cartão de crédito ou débito, Apple Pay ou Google Pay (para pagar uma taxa de 10 libras); fazer upload ou tirar fotos do passaporte e do rosto da pessoa que está solicitando. Você pode solicitar pelo Aplicativo UK ETA (baixe na App Store ou no Google Play) ou pelo site oficial do governo do Reino Unido.