A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019


21/09/2019 07:12

Dicas importantes para você não ter perrengues na sua viagem internacional

Cuidados que se deve ter além dos custos com passagem, hospedagem e alimentação para uma viagem tranquila

Paulo Nonato de Souza
Qualquer que seja o seu destino internacional, tome os devidos cuidados, começando pelas leis do país de destino (Foto: Divulgação)Qualquer que seja o seu destino internacional, tome os devidos cuidados, começando pelas leis do país de destino (Foto: Divulgação)

Pretende aproveitar as férias do final de ano para realizar o sonho de viajar para o exterior? Então saiba que vários países estão adotando medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros em seus territórios.

Por isso, quando você for viajar para algum país, para turismo, estudo ou trabalho, tenha cuidados redobrados antes da sua partida. Tenha sempre em mente que, no exterior, você estará submetido às leis locais.

“Ainda que a legislação do país seja bem diferente da que seguimos no Brasil, as autoridades consulares brasileiras não poderão intervir em caso de punição ou prisão de cidadãos brasileiros que estejam violando a lei local”, alerta o Ministério das Relações Exteriores.

Importante observar que cada país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros, e o ideal é buscar informações oficiais sobre o país para onde for viajar e os requisitos, conforme o objetivo da sua viagem.

Por exemplo, não viaje com visto de turista se o seu objetivo for estudar ou trabalhar no país de destino. Se for parado em uma blitz você poderá ser preso e deportado. Alguns países não exigem visto para turistas brasileiros, mas essa dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

Estar de posse de visto de entrada ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no país de destino pela autoridade de imigração.

“É decisão soberana de todo país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro. Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos que porventura mantenha com as autoridades estrangeiras”, alerta o Ministério das Relações Exteriores.

VEJA OUTRAS DICAS:

- Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país sem os documentos exigidos. Trata-se de imigração ilegal e você poderá acabar preso naquele país.

- O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade de imigração no ponto de entrada. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso.

- Leve na viagem os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-las.

- Caso venha a ser detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito.

- Contrate Seguro médico internacional adequado antes de sua viagem.

SOBRE DOCUMENTAÇÃO:

- Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência.

- Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos.

- Ao comprar as passagens, confira os dados e serviços solicitados.

- Leve sempre uma cópia de seu passaporte.

- Leve carteira de motorista internacional. Mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela.

- Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Verifique essa e outras possíveis exigências junto à representação do país estrangeiro no Brasil que você irá visitar.

A BAGAGEM:

- Identifique sua mala (nome, endereço, telefone etc).

- Leve apenas o essencial. Lembre-se que o preço a ser pago excesso de bagagem em voos internacionais é, geralmente, muito mais alto que em voos domésticos

- Na mala de mão leve sempre uma muda de roupa e um casaco para o caso de sua mala ter sido extraviada.

- Confira a voltagem do país e leve adaptadores de aparelhos elétricos.

- Informe-se com antecedência sobre bens e produtos restritos pelas companhias aéreas e pelas autoridades estrangeiras.

- No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.