ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 35º

Lugares por Onde Ando

Entenda as novas categorias de tarifas das companhias aéreas

Principais companhias aéreas brasileiras estão implementando novas categorias tarifárias para voos

Por Paulo Nonato de Souza | 06/10/2025 11:59
Entenda as novas categorias de tarifas das companhias aéreas
As novidades da Gol entram em vigor a partir da próxima terça-feira com a tarifa Básica que não permitirá bagagem de mão gratuita (Foto: Reprodução)

Se tem planos de viajar de avião para algum destino nacional ou internacional ainda em 2025 e ainda não comprou o seu voo, então fique de olho nas novas tarifas das principais companhias aéreas brasileiras. Pode ser que você consiga fechar a sua viagem por preços mais em conta. Isso, por exemplo, se você puder renunciar a bagagem na viagem, como já fazem há décadas as companhias aéreas de europeias de baixos preços, as chamadas low-cost.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As principais companhias aéreas brasileiras estão implementando novas categorias tarifárias para voos nacionais e internacionais em 2025. A Gol introduzirá a tarifa Básica, sem bagagem de mão gratuita, a partir de 14 de outubro, inicialmente em voos internacionais e na rota Rio-Montevidéu.A Latam apresentou duas modalidades para a classe premium economy em voos sul-americanos: full e standard. A Azul, por sua vez, chegou a lançar a cabine Economy Prime para voos internacionais, mas descontinuou a comercialização. Segundo especialistas, a estratégia visa diversificar produtos e aumentar receitas.

Na lista das novidades da Gol Linhas Aéreas para entrar em vigor em 14 de outubro, terça-feira da próxima semana, os voos com origem em outros países onde a empresa opera vão oferecer a tarifa básica com preços mais em conta, mas sem bagagem de mão gratuita. Ou seja: se for a opção do passageiro, a mala de mão de no máximo 10 kg a bordo do avião terá que ser paga. Para voos partindo do Brasil, a categoria será ofertada somente na rota que parte do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para Montevidéu, no Uruguai.

Nas viagens internacionais, o viajante da Gol que optar por essa categoria poderá levar na cabine somente uma bolsa ou uma mochila (item pessoal) de até 10 kg, nas medidas máximas de 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade, para que seja acomodada debaixo do assento à frente. O cliente não terá permissão para levar mala de mão. Para os voos domésticos, as tarifas disponíveis continuarão sendo a light, a classic e a flex.

A Latam também adotou uma nova estrutura tarifária para a cabine premium economy em voos internacionais dentro da América do Sul. A categoria passou a ter dois tipos de tarifa. A premium economy full, similar à tarifa aplicada anteriormente, permite alterações e reembolso sem multa (sujeito apenas à diferença do preço da passagem) e inclui uma bagagem de mão, uma bagagem despachada de 23 kg, seleção de assento premium e embarque prioritário.

No caso da nova tarifa, chamada de premium economy standard, alterações são feitas com custo adicional (multa), e não há reembolso voluntário. O bilhete inclui bagagem de mão, bagagem despachada de 23 kg, seleção de assento premium e embarque prioritário. Para voos de longa distância, a Latam está preparando para 2027 o lançamento de uma nova cabine em suas aeronaves Boeing 787 com a tarifa premium Comfort.

Já a Azul lançou este ano a cabine Economy Prime com benefícios premium para voos internacionais em algumas aeronaves, mas o bilhete deixou de ser comercializado. Adalberto Febeliano, ex-diretor de relações institucionais da Azul e especialista em aviação civil, disse que a nova estratégia das companhias aéreas representa uma tentativa de diversificar seus produtos e de arrecadar mais receita com os voos. Segundo ele, não há nada de diferente do que se faça no restante do mundo.