ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Lugares por Onde Ando

Mais dicas de como economizar na compra da passagem aérea

Paulo Nonato de Souza | 08/01/2022 08:14
Destinos de natureza e atividades ao ar livre lideram a preferência das buscas de viagens nestas férias de verão (Foto: Reprodução)
Destinos de natureza e atividades ao ar livre lideram a preferência das buscas de viagens nestas férias de verão (Foto: Reprodução)

Já estivemos em situação bem mais confortável em relação a pandemia de Covid-19. Em 2021 houve o avanço da campanha de vacinação, os números de contágio e de mortes caíram e os viajantes começaram a fazer planos, mas o ano de 2022 começou um pouco tenso com a chegada da variante Ômicron e da gripe H3N2 na reta final do ano passado.

Mesmo assim, a tendência é que cada vez mais brasileiros voltem a viajar pelo país. Segundo pesquisas realizadas por instituições que estudam o mercado consumidor e plataformas especializadas em vendas onlines de passagens e hospedagens, a maioria dos brasileiros que viajam já está com as férias atrasadas planejadas para 2022. Estudo da Hibou Monitoramente de Mercado e Consumo, diz que 43% dos brasileiros entrevistados estão decididos a viajar este ano.

A pesquisa sinaliza otimismo, mas com evidente preocupação ao mostrar maior interesse por destinos de natureza e de atividades ao ar livre, como sítios e chácaras (32%), hotéis-fazenda (31%), resorts all inclusive (29%), trilhas (26%) e parques aquáticos (16%). Se você pretende viajar de avião e ainda está planejando a sua viagem, saiba que existem alguns macetes para curtir suas férias sem precisar gastar muito dinheiro.

Veja abaixo algumas dicas da Skyscanner e da Kayaky, duas importantes plataformas de buscas online, sobre como economizar na compra da passagem aérea:

1. Fuja de viagem quando todo mundo viaja - Não viajar quando todo mundo viaja, ou seja, evite os feriados prolongados e os períodos de férias: meio do ano e final de ano. Se optar por viajar fora dessas épocas, não só as passagens aéreas serão mais baratas, mas os lugares por onde irá terá menos aglomeração e filas. Em vez de viajar no verão, viaje na primavera ou no outono.

2. Evite viajar em semanas com feriados - As semanas antes e depois de datas festivas contam com tarifas mais econômicas, pois são consideradas de baixa temporada. Lembre-se: Melhor evitar viajar em semanas com feriados ou períodos de férias.

3. Não viajar sexta, sábado nem domingo - O dia da sua viagem faz muita diferença. Passagens aéreas com embarque na sexta-feira, sábado e domingo são mais caras do que nos demais dias da semana. Melhor programar sua viagem para quarta-feira.

4. Período de 7 dias, preços melhores  - As tarifas mais baratas são disponibilizadas para períodos mais longos de viagem. Busque sempre ficar no mínimo 7 dias no seu destino, se possível. Assim encontrará preços mais econômicos.

5. Compre com antecedência - As passagens aéreas são distribuídas por classes tarifárias e há um limite de passagens que podem ser emitidas com cada tarifa. As mais baratas são aquelas disponibilizadas no início das vendas. Cada tarifa tem um limite de disponibilidade, e quando esgotada uma nova etapa de venda é iniciada com nova tarifa. Por isso, comprar com antecedência faz muita diferença no preço final. As tarifas mais em conta são encontradas com 90 dias (e até 180) de antecipação.

6. Compare os preços - A melhor forma de fazer isso é procurar por passagens em buscadores que mostram os valores oferecidos em diferentes sites, tanto em outros buscadores quanto em sites oficiais de companhias aéreas. Os resultados, além de mostrar o melhor preço, você confere os preços e as condições de pagamento de outros sites, o que facilita e muito a comparação das últimas ofertas.

7. Seja flexível em relação à viagem - Se não tiver data nem destino já previamente definido na hora de comprar sua passagem, com certeza terá condições de optar pelas melhores ofertas de voos, possivelmente para lugares que nunca tenha visitado antes. A combinação de viajar para qualquer lugar e mês mais barato é a alternativa ideal para quem tem flexibilidade ao escolher o seu mês de férias, e as chances de conseguir voos mais baratos são maior.

Nos siga no Google Notícias