ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Para muitos campo-grandenses, o feriadão será em São Paulo

Famílias do Chute Inicial Corinthians Funlec unem futebol e turismo na parada de Corpus Christi

Por Paulo Nonato de Souza | 30/05/2024 08:16
Atletas da escola de futebol Chute Inicial Corinthians Funlec ontem em um dos campos do Parque São Jorge, local da competição de Base que começa nesta quinta-feira (Foto: Arquio pessoal)
Atletas da escola de futebol Chute Inicial Corinthians Funlec ontem em um dos campos do Parque São Jorge, local da competição de Base que começa nesta quinta-feira (Foto: Arquio pessoal)

Chegou o feriadão de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira, 30 de maio. Não é um feriado nacional, mas em grande parte das cidades brasileiras, como Campo Grande e São Paulo (SP), por exemplo, a data é feriado por lei municipal. Para quem se programou para aproveitar a parada no trabalho, serão quatro dias de folga a contar de hoje até o próximo domingo.

Para várias famílias campo-grandenses com atletas na disputa da Chute Cup 2024, competição de futebol de base entre escolas oficiais do Sport Club Corinthians Paulista, o feriadão de Corpus Christi vai ser em São Paulo. É que Campo Grande terá três equipes nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, treinadas na Unidade Chute Inicial Corinthians Funlec, na Copa que envolve meninos e meninas dos 07 aos 17 anos. A Copa começa hoje e vai até sábado com jogos nos campos do tradicional Parque São Jorge, sede do Corinthians há 96 anos.

Assim, enquanto os filhos focam no futebol sob a supervisão dos treinadores, os familiares acompanhantes podem curtir os atrativos que São Paulo oferece. Saiba que há muitos passeios para se fazer na capital paulista sem gastar nada. Da emblemática Avenida Paulista, passando pelo Parque do Ibirapuera e o tradicional bairro da Liberdade, o roteiro tem muitas atrações culturais e lugares imperdíveis, como famoso Beco do Batman, na boêmia Vila Madalena.

A lista de opções gratuitas de passeios tem museus, parques e pontos turísticos, além de apreciar hábitos paulistanos que custam pouco e valem muito (como um bom pão na chapa e um bom pastel de feira). Mesmo que esteja focado na competição de futebol de base no Corinthians, encontre um tempo para visitar as melhores atrações como o MASP e o MAM ou se deliciar com os sabores do Mercado Municipal.

A agente de turismo Patrícia Oliveira, que trabalha no setor hoteleiro na Grande São Paulo, sugere lugares que considera incríveis e imperdíveis para visitar na capital paulista. "Com propriedade afirmo que o centro histórico é um deles", garante ela. Já começa pelo fato de que o lugar corresponde à região onde a cidade de São Paulo foi fundada em 25 de janeiro de 1554. Veja abaixo a lista com 18 pontos turísticos paulistanos que ela sempre indica aos visitantes:

  1. Pinacoteca do Estado de São Paulo
  2. Parque Ibirapuera
  3. Avenida Paulista
  4. Bairro da Liberdade
  5. Museu Catavento
  6. Mercado Municipal de São Paulo
  7. MASP
  8. Aquário de São Paulo
  9. Mosteiro de São Bento
  10. Zoológico de São Paulo
  11. Museu da Língua portuguesa
  12. Beco do Batman
  13. Museu do Futebol- Pacaembu
  14. Farol Santander
  15. Theatro Municipal
  16. Mirante Sesc Paulista
  17. Parque da Independência/Museu do Ipiranga
  18. Edifício Martinelli

A gastronomia paulistana é bastante diversa para diferentes tipos de gostos e bolsos, mas ainda mais especial para quem prefere comida italiana. São Paulo tem um extenso roteiro de restaurantes italianos, entre cantinas e tratorias. Veja a lista de oito bons restaurantes paulistanos, segundo a paulistana Patrícia Oliveira:

  1. Terraço Itália
  2. Paris 6
  3. Famiglia Mancini Trattoria – Comida Italiano
  4. Guanabara
  5. Thai E-San Restaurante Tailandês
  6. A Casa do Porco
  7. Paribar
  8. O Gato que Ri – Comida Italiana
Nos siga no Google Notícias