ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Troca de comando no turismo gera insegurança e setor reage

Paulo Nonato de Souza | 17/12/2020 07:29
Bruno Wendling disse que a torcida é para que o novo ministro se concentre no objetivo de fato que é a retomada do turismo no Brasil (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Bruno Wendling disse que a torcida é para que o novo ministro se concentre no objetivo de fato que é a retomada do turismo no Brasil (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

A troca repentina de comando no Ministério do Turismo em meio a maior crise sanitária mundial da nossa época, com o setor ainda tentando se reorganizar na sua retomada, após ter todo o primeiro semestre de atividades suspensas por conta da pandemia de coronavírus, gerou insegurança no mercado turístico brasileiro.

Mudanças de comando em pastas sobre as quais os políticos não dão importância, como Turismo, Cultura e Esportes, normalmente objetos de barganhas, são comuns nos governos desde a descoberta do Brasil, mas era de se esperar que isso não acontecesse no Ministério do Turismo neste momento de crise pandêmica.

Porém, isso aconteceu. Na quinta-feira, 9, saiu o ministro Marcelo Álvaro Antônio, entrou Gilson Machado Neto, que antes presidia a Embratur, e nesta quarta-feira, 16, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), órgão presidido pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, divulgou uma carta aberta enviada ao novo ministro.

“O objetivo da carta foi expressar a nossa preocupação com a troca repentina de ministro, porque essa descontinuidade nesse momento difícil de pandemia que estamos enfrentando é muito ruim. O ministro que saiu, por mais que não fosse da área, por mais que não tivesse muito conhecimento técnico da área, vinha realizando um bom trabalho e com uma interlocução bem aberta junto aos secretários de turismo e uma equipe muito dedicada”, disse Bruno Wendling ao Campo Grande News. 

A avaliação é de que esse tipo de mudança não traz nenhum benefício. “Esperamos que o novo ministro mantenha minimamente aquilo que esteja dando certo e foque nas questões técnicas, e que ele não comande o ministério da forma como estava gerenciando a Embratur, que na nossa visão era totalmente fora do que o turismo precisa”, ressaltou Bruno Wendling.

Já que as partes envolvidas na troca de comando do ministério não avaliaram as consequências, a expectativa em relação a nova equipe à frente do turismo é de que tenha o gerenciamento da retomada das atividades do setor como meta principal.

“Desejamos que o novo ministro possa se concentrar no objetivo de fato que é a retomada do turismo no Brasil, mantenha o dialogo aberto com os secretários de turismo e tome decisões baseadas nas demandas do mercado”, enfatizou Wendling.

Confira abaixo a íntegra da carta:

CARTA ABERTA EM FAVOR DO TURISMO E CONTRA A DESCONTINUIDADE DAS POLÍTICAS VOLTADAS AO SETOR NO BRASIL"

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), vem através desta carta aberta expressar sua preocupação diante da recente mudança na gestão do Ministério do Turismo. Uma mudança que acontece num momento delicado, de uma crise sem precedentes causada pela pandemia do novo coronavírus e que o setor tem enfrentado com dedicação, diálogo e muito trabalho.

O Fornatur tem mantido uma excelente relação com o MTur nos últimos anos, conquistamos espaço e voz das deliberações das políticas públicas voltadas para o Turismo. Sugerimos, planejamos e reivindicamos várias ações em favor dessa, que é uma das principais atividades econômicas do País. Queremos que essas ações, tão importantes para a retomada do Turismo no Brasil, não sejam descontinuadas.

O Fornatur se posiciona em favor do Turismo, independentemente de posições políticas ou crises internas. Respeitosamente esperamos que o novo ministro trabalhe para o desenvolvimento da atividade, com ideias construtivas, porém sem deixar para trás o que foi construído. Esperamos ainda que o trabalho e as tomadas de decisão continuem sendo em conjunto com todos os representantes do setor, assim como vem sendo desde a última gestão.

Este Fórum espera continuar com um diálogo aberto e transparente em todas as esferas da pasta e que pleitos e proposições continuem sendo ouvidas. Aproveitamos para reforçar a necessidade do reposicionamento da imagem do destino Brasil, do fortalecimento e valorização da Regionalização em seus territórios, da descentralização de recursos financeiros.

Salientamos que a construção coletiva das estratégias de promoção juntamente com o Fornatur e com as entidades do trade são fundamentais para o sucesso dessa gestão. Somos um Fórum colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgão Estaduais de Turismo de expressão técnica e política, que delibera sobre os temas relevantes do Turismo nacional.

Nossa preocupação é com o Turismo, uma das atividades que mais sofreram economicamente nesta pandemia e queremos que não haja retrocesso nas políticas implantadas e em implantação, pois isso será extremamente prejudicial para o Brasil.

Desejamos que o novo ministro faça uma boa gestão, mantenha a equipe técnica e dê continuidade às boas ações. Nós estaremos firmes, vigilantes e reafirmamos nosso compromisso com o turismo brasileiro.

Fornatur
Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Nos siga no Google Notícias