ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Turismo cívico, hora de conhecer a história e os símbolos nacionais

Paulo Nonato de Souza | 16/03/2021 07:59
Monumento aos heróis da Retirada da Laguna e Dourados na praça General Tibúrcio, localizada na praia Vermelha, Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)
Monumento aos heróis da Retirada da Laguna e Dourados na praça General Tibúrcio, localizada na praia Vermelha, Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Afetado duramente pela pandemia de Covid-19, o turismo passa por uma reviravolta com o chamado novo normal e o surgimento de novas modalidades de viagens. Nesta segunda-feira, 15, o Ministério do Turismo anunciou um pacote de medidas para estimular o turismo cívico no país com elementos representativos da identidade nacional e sobre a história e cultura do Brasil.

A iniciativa faz parte da campanha de retomada do turismo, “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”, lançada em novembro de 2020 com a proposta de acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da pandemia por conta da paralisação das atividades.

Chegou a vez do turismo cívico, uma das ações de recuperação do turismo que visam resultados efetivos para o setor até 31 de julho de 2021. A ideia da modalidade é estimular os brasileiros ao conhecimento sobre a história do Brasil com pacotes para visitar locais de importância histórica, monumentos e objetos históricos que ajudarão os brasileiros a compreender melhor os fatos e os personagens mais marcantes do passado e do presente do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a Guerra do Paraguai (1864-1870) deixou um legado expressivo da história do Brasil, que pode atrair a atenção dos brasileiros com o turismo cívico. Há muitos símbolos e fatos históricos que podem ser contados aos turistas, e um dos mais importantes é a Retirada da Laguna, como ficou conhecida a batalha para expulsar as tropas paraguaias, ocorrida em Nioaque, Miranda, Jardim e Anastácio entre 1865 e 1867.

Na praça General Tibúrcio, localizada na praia Vermelha, bairro da Urca,  Zona Sul do Rio de Janeiro, há um monumento aos heróis da Retirada da Laguna e Dourados com 15 metros de altura. É um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade em homenagem aos soldados que morreram nas batalhas ocorridas em Mato Grosso do Sul pela defesa do território brasileiro.

“Vamos estimular o turismo cívico a partir da valorização dos símbolos nacionais e personalidades de áreas como artes, esporte, cultura e ciências que tiveram destaque na construção da identidade brasileira”, diz nota divulgada no site oficial do Ministério do Turismo.

De acordo com o MinTur, a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) fará pesquisas e formará um acervo digital para ser exposto ao público em centros de visitação por todo o país como mais um atrativo turístico.

“A ideia é que o público possa conferir o acervo em formatos como réplicas 3D, projeções, QR Code, telas sensíveis ao toque, simuladores e audiodescrição. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira, inicialmente”, diz a nota do MinTur.

Nos siga no Google Notícias