ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Turismo do futuro terá transporte lento, check-in facial e até viagem sem mala

Pesquisas indicam que cada vez mais a preservação do meio ambiente fará parte das escolhas dos viajantes

Paulo Nonato de Souza | 16/01/2020 09:39
As tecnologias serão determinantes no modo de viajar das pessoas, desde escolhas de destinos, embarque e hospedagem (Foto: Reprodução)
As tecnologias serão determinantes no modo de viajar das pessoas, desde escolhas de destinos, embarque e hospedagem (Foto: Reprodução)

Os tempos são outros, inclusive para o setor do turismo. A nova década já começa com algumas tendências sobre como as pessoas irão curtir suas férias no futuro com preferências por pacotes de viagens sustentáveis, desde opções de meio de transporte mais lentos para reduzir o impacto do seu movimento no meio ambiente, concentrar o passeio em um único destino com diversidade de atrações e até viajar sem mala.

Como nem poderia ser diferente, as tecnologias serão determinantes nas escolhas e no modo de viajar. De acordo com a consultoria de tendências WGSN, em matéria publicada nesta quinta-feira, 16, pela Folha de S.Paulo, até o final de 2020 o turista poderá alugar em seu destino as roupas que usará nas férias, o que significará viajar sem mala.

Ainda sobre a questão da vestimenta, um estudo da empresa de seguros Allianz Partners, elaborado pelo futurologista inglês Ray Hammond revela que até 2040 os turistas enviarão suas medidas para o hotel que se hospedará e as roupas serão impressas em 3D e depois de usadas irão para a reciclagem.

Se você não curte muito os hotéis populares por não oferecerem nenhum tipo de apoio aos hóspedes, saiba que a automação irá prevalecer nesses estabelecimentos econômicos com robôs na execução de grande parte dos serviços. Para reduzir filas em aeroportos, portos e fronteiras, entrará em ação o check-in por reconhecimento facial, o que irá significar, por exemplo, a dispensa do uso de passaporte.

Pesquisa do site de viagens Booking.com, realizada em 29 países, incluindo o Brasil, apontou as tendências de viagem já para 2020. Diz que o foco será viajar sem provocar danos ao meio ambiente nem às pessoas dos locais visitados, ou seja, 74% dos entrevistados responderam que gostariam de ter acesso a um serviço (seja um app ou website) que recomendasse destinos onde o aumento do turismo poderia impactar a comunidade local de forma positiva.

Veja abaixo cinco das tendências do turismo para 2020:

1 – Busca por lugares menos conhecidos e visitados:

A pesquisa diz que 51% dos viajantes brasileiros querem contribuir para reduzir o turismo excessivo, 53% estariam dispostos a mudar o destino escolhido por uma alternativa menos conhecida, se soubessem que isso resultaria em um menor impacto ambiental. A ideia é reduzir o excesso de turistas e assim proteger o meio ambiente.

2 – Destinos para novas experiências:

Chega de sempre ir para os mesmos destinos. De acordo com a pesquisa, 7 em cada 10 brasileiros entrevistados esperam que a tecnologia promova a possibilidade de que eles recebam sugestões de viagens surpreendentes e com novas experiências.

3 – Viagens mais tecnológicas:

Cada vez mais as pessoas vão recorrer à Internet para fechar seus pacotes turísticos. Diz a pesquisa que 59% dos entrevistados pretendem usar apps que facilitem as viagens, 55% responderam que recorrerão aos Apps que facilitem o planejamento de viagem com tudo o que precisa em um só destino.

4 – Preferência por meio de transporte mais lento:

O objetivo será reduzir o impacto do deslocamento no meio ambiente. Em 2020 haverá procura por meios de transporte que atendam a um ritmo mais tranquilo, sem se importar em enfrentar um tempo maior até o destino da viagem. A maioria respondeu que nas locomoções turísticos vão preferir bicicletas, bondinhos, trenós, barcos e também passeios a pé.

5 – O pet de estimação fará parte do pacote:

Cada vez mais as pessoas irão integrar seus pets ao ambiente da família, e isso não será diferente no turismo. Na pesquisa do Booking.com, 51% dos entrevistados com animais de estimação responderam que só irão viajar em 2020 se puderem levar seus pets, e não se importam em pagar por uma acomodação para o seu animal.

Nos siga no Google Notícias