ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Veja como comprar passagem barata para sua próxima viagem

Por Paulo Nonato de Souza | 19/01/2021 08:01
Uma boa dica é viajar em horários menos populares entre a maioria dos viajantes (Foto: Reprodução)
Uma boa dica é viajar em horários menos populares entre a maioria dos viajantes (Foto: Reprodução)

Com as vacinas chegando e a vacinação começando esta semana em todo o Brasil, como prometem os políticos, viajar em 2021 não deverá ser uma ação tão desafiadora, quase politicamente incorreta, como foi em 2020 por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). A crise sanitária gerou instabilidade econômica, boa parte da população perdeu poder de compra, mas a tendência é que cada vez mais brasileiros voltem a viajar pelo país.

O importante é que você não perca a vontade de viajar nem de sonhar. Ainda que o dinheiro não esteja sobrando, viajar é sempre possível. Existem muitos macetes com dias valiosas para uma divertida viagem sem precisar gastar muito dinheiro.

Por exemplo, veja abaixo algumas dicas da Skyscanner e da Kayaky, duas importantes plataformas de buscas online, sobre como economizar na compra da passagem aérea:

1. Fuja de viagem quando todo mundo viaja

Não viajar quando todo mundo viaja, ou seja, evite os feriados prolongados e os períodos de férias: meio do ano e final de ano. Se optar por viajar fora dessas épocas, não só as passagens aéreas serão mais baratas, mas os lugares por onde irá terá menos aglomeração e filas. Em vez de viajar no verão, viaje na primavera ou no outono.

Se vai para o exterior, uma boa dica é viajar no dia de Natal ou no Ano Novo. Quase ninguém se programa para viajar nessas datas e muitas companhias aéreas baixam os preços por conta da baixa demanda e baixam.

2. Evite viajar em semanas com feriados

As semanas antes e depois de datas festivas contam com tarifas mais econômicas, pois são consideradas de baixa temporada. Lembre-se: Melhor evitar viajar em semanas com feriados ou períodos de férias.

3. Não viajar na sexta, sábado e domingo

O dia que você da sua viagem faz muita diferença. Passagens aéreas com embarque na sexta-feira, sábado e domingo são mais caras do que nos demais dias da semana. Melhor programar sua viagem para quarta-feira.

4. Período mínimo de 7 dias, preços melhores

As tarifas mais baratas são disponibilizadas para períodos mais longos de viagem. Busque sempre ficar no mínimo 7 dias no seu destino, se possível. Assim encontrará preços mais econômicos.

5. Compre com antecedência

As passagens aéreas são distribuídas por classes tarifárias e há um limite de passagens que podem ser emitidas com cada tarifa. As mais baratas são aquelas disponibilizadas para no início das vendas. Cada tarifa tem um limite de disponibilidade, e quando esgotada uma nova etapa de venda é iniciada com nova tarifa.

Por isso, comprar com antecedência faz muita diferença no preço final. As tarifas mais em conta são encontradas com 90 dias (e até 180) de antecipação.

6. Receba alerta de promoções

Esta dica é para quem já sabe qual destino visitar e quando visitá-lo. Estes viajantes podem fazer uma busca, de preferência meses antes da data reservada para a viagem e criar um alerta de preços para monitorar o valor das passagens aéreas.

Você pode receber alertas por e-mail diário, informando se houve ou não alteração no preço da busca salva. Quando o preço cair, você pode encerrar a compra, garantindo o melhor negócio para a sua viagem.

7. Programas de milhas aéreas

Ao se fidelizar a uma companhia aérea, você pode aproveitar os pontos do cartão de crédito para reservar voos. Cada empresa tem suas próprias regras para programas de milhagem e cabe ao viajante escolher a que mais lhe agrade.

Com o cadastro, basta utilizar seu número toda vez que for viajar para acumular milhas. As companhias trocam trechos por pontos durante ofertas e promoções, permitindo que o viajante adquira passagens aéreas praticamente de graça.

8. Compare o preço dos voos

A melhor forma de fazer isso é procurar por passagens em buscadores que mostram os valores oferecidos em diferentes sites, tanto em outros buscadores quanto em sites oficiais de companhias aéreas.

Os resultados, além de mostrar o melhor preço, você confere os preços e as condições de pagamento de outros sites, o que facilita e muito a comparação das últimas ofertas.

9. Fique de olho nas promoções

Outro segredo valioso para quem quer economizar em suas viagens é acompanhar as publicações das companhias aéreas e de buscadores, como o Skyscanner. Vale a pena seguir perfis de empresas aéreas e buscadores nas redes sociais. Assim, sempre que uma promoção surgir, você fica sabendo de imediato, e assim poderá avaliar as promoções.

10. Seja flexível em relação à viagem

Se não tiver data nem destino já previamente definido na hora de comprar sua passagem, com certeza terá condições de optar pelas melhores ofertas de voos, possivelmente para lugares que nunca tenha visitado antes.

A combinação de viajar para qualquer lugar e mês mais barato é a alternativa ideal para quem tem flexibilidade ao escolher o seu mês de férias, e as chances de conseguir voos mais baratos são maior.

11. Viaje de madrugada ou em horários estranhos

Essa dica do Kayaky está na lista dos segredos para conseguir passagens aéreas baratas: voar em horários que os outros geralmente não estão ou não querem voar. Esses horários variam conforme as rotas, mas voos bem cedo pela manhã ou tarde da noite costumam ser menos populares entre a maioria dos viajantes.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário