ACOMPANHE-NOS    
MAIO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 

Lugares por Onde Ando

Veja nossas dicas para você viajar sem sair de casa

Por Paulo Nonato de Souza | 28/03/2020 09:01
A famosa praia Maya Bay, da ilha de Ko Phi Phi Leh, na Tailândia, cenário do filme “A Praia” com Leonardo Di Caprio (Foto: Reprodução)
A famosa praia Maya Bay, da ilha de Ko Phi Phi Leh, na Tailândia, cenário do filme “A Praia” com Leonardo Di Caprio (Foto: Reprodução)

Viajar é preciso, mesmo sem sair de casa. Já que o momento é de isolamento social e confinamento para tentar conter o avanço do novo coronavírus, a ideia de que qualquer um pode dar a volta ao mundo, bastando para isso usar a imaginação, nunca foi tão essencial, ainda mais quando se pode contar com a tecnologia da realidade virtual.

A ideia de viajar sem sair de casa não é exatamente uma novidade. Não é de hoje que documentários e programas especializados em turismo proporcionam viagens para lugares e paisagens diferentes, gastronomias e culturas de diversas partes do mundo sem que os “viajantes” tenham que sair do conforto do sofá de casa.

Mas em tempos de restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a opção antes de quem preferia não gastar com viagens para economizar, tornou-se única alternativa possível de viajar sem quebrar as regras do isolamento.

Nesta sexta-feira, 27, por exemplo, o Ministério do Turismo anunciou uma parceria com o Google Arts & Culture para possibilitar que turistas do Brasil e de todo o mundo conheçam diversos acervos de museus brasileiros disponíveis na Internet.

A lista da parceria virtual tem o Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, fundado em 1905, o Museu da Casa Brasileira, todos na capital paulista, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, fundado em 1818, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), maior museu a céu aberto do mundo, o Paço do Frevo, em Recife, e o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Veja abaixo outras dicas e sugestões de opções importantes que a tecnologia oferece para você viajar sem precisar sair de casa:

– Se você é assinante da Netflix, uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, com certeza encontrará diversas alternativas, como A Praia, Na Natureza Selvagem, A Sociedade da Neve, 72 Dangerous places to live (72 Lugares Perigosos para Viver), Wild South America (América do Sul Selvagem), Wild China (China Selvagem) e David Beckham into the Unknown (David Beckham no Desconhecido é um documentário da aventura real do ex-jogador inglês pela Amazônia).

2 – Paris, te amo:

O filme conta histórias da realidade de Paris com detalhes que ficam longe do imaginário das pessoas nas fantasias sobre a cidade. Mostra paisagens da romântica capital francesa, como a Torre Eiffel, Rio Sena, Estação de Tuileries e a Place des Victoires. Se você sonha viajar para Paris, o filme é uma boa oportunidade.

3 – Home – O Mundo é a Nossa Casa:

É um documentário sobre o Planeta Terra, produzido pelo fotografo, jornalista e ambientalista francês, Yan Arthus Bertrand, que tem como objetivo despertar a consciência crítica sobre os diversos aspectos ambientais. Apresenta uma coletânea de imagens das diferentes paisagens terrestres.

– Se você costuma recorrer à Internet para visualizar e localizar endereços, saiba que esta é uma tecnologia chamada Google Street View ligada ao Google Maps, que possibilita viajar sem sair de casa e conhecer em detalhes centenas de lugares pelo mundo com visão 360 graus. Ao abrir o link que escolher no Google, bastará clicar nas setas e conduzir sua viagem com o mouse.

– Uma dica legal de viagem gastronômica é ver programas do cozinheiro canadense-italiano, David Rocco com o seu Dolce Vita e toques geniais com pura simplicidade. Ele percorre o mundo mostrando belezas e peculiaridades dos sabores locais. Você vai encontrá-lo no Instagram (davidroccosvita) ou no youtu.be/omc3SyDLXhc.