ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Veja nossas dicas para você viajar sem sair de casa

Paulo Nonato de Souza | 28/03/2020 09:01
A famosa praia Maya Bay, da ilha de Ko Phi Phi Leh, na Tailândia, cenário do filme “A Praia” com Leonardo Di Caprio (Foto: Reprodução)
A famosa praia Maya Bay, da ilha de Ko Phi Phi Leh, na Tailândia, cenário do filme “A Praia” com Leonardo Di Caprio (Foto: Reprodução)

Viajar é preciso, mesmo sem sair de casa. Já que o momento é de isolamento social e confinamento para tentar conter o avanço do novo coronavírus, a ideia de que qualquer um pode dar a volta ao mundo, bastando para isso usar a imaginação, nunca foi tão essencial, ainda mais quando se pode contar com a tecnologia da realidade virtual.

A ideia de viajar sem sair de casa não é exatamente uma novidade. Não é de hoje que documentários e programas especializados em turismo proporcionam viagens para lugares e paisagens diferentes, gastronomias e culturas de diversas partes do mundo sem que os “viajantes” tenham que sair do conforto do sofá de casa.

Mas em tempos de restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a opção antes de quem preferia não gastar com viagens para economizar, tornou-se única alternativa possível de viajar sem quebrar as regras do isolamento.

Nesta sexta-feira, 27, por exemplo, o Ministério do Turismo anunciou uma parceria com o Google Arts & Culture para possibilitar que turistas do Brasil e de todo o mundo conheçam diversos acervos de museus brasileiros disponíveis na Internet.

A lista da parceria virtual tem o Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, fundado em 1905, o Museu da Casa Brasileira, todos na capital paulista, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, fundado em 1818, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), maior museu a céu aberto do mundo, o Paço do Frevo, em Recife, e o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Veja abaixo outras dicas e sugestões de opções importantes que a tecnologia oferece para você viajar sem precisar sair de casa:

– Se você é assinante da Netflix, uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, com certeza encontrará diversas alternativas, como A Praia, Na Natureza Selvagem, A Sociedade da Neve, 72 Dangerous places to live (72 Lugares Perigosos para Viver), Wild South America (América do Sul Selvagem), Wild China (China Selvagem) e David Beckham into the Unknown (David Beckham no Desconhecido é um documentário da aventura real do ex-jogador inglês pela Amazônia).

2 – Paris, te amo:

O filme conta histórias da realidade de Paris com detalhes que ficam longe do imaginário das pessoas nas fantasias sobre a cidade. Mostra paisagens da romântica capital francesa, como a Torre Eiffel, Rio Sena, Estação de Tuileries e a Place des Victoires. Se você sonha viajar para Paris, o filme é uma boa oportunidade.

3 – Home – O Mundo é a Nossa Casa:

É um documentário sobre o Planeta Terra, produzido pelo fotografo, jornalista e ambientalista francês, Yan Arthus Bertrand, que tem como objetivo despertar a consciência crítica sobre os diversos aspectos ambientais. Apresenta uma coletânea de imagens das diferentes paisagens terrestres.

– Se você costuma recorrer à Internet para visualizar e localizar endereços, saiba que esta é uma tecnologia chamada Google Street View ligada ao Google Maps, que possibilita viajar sem sair de casa e conhecer em detalhes centenas de lugares pelo mundo com visão 360 graus. Ao abrir o link que escolher no Google, bastará clicar nas setas e conduzir sua viagem com o mouse.

– Uma dica legal de viagem gastronômica é ver programas do cozinheiro canadense-italiano, David Rocco com o seu Dolce Vita e toques geniais com pura simplicidade. Ele percorre o mundo mostrando belezas e peculiaridades dos sabores locais. Você vai encontrá-lo no Instagram (davidroccosvita) ou no youtu.be/omc3SyDLXhc.

Nos siga no Google Notícias