ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Viajar, primeiro desejo após vacina, mas mantenha cuidados

Paulo Nonato de Souza | 30/03/2021 08:12
Por enquanto a maior torcida é pelo movimento de chegada de vacinas nos aeroportos do Brasil (Foto: Reprodução)
Por enquanto a maior torcida é pelo movimento de chegada de vacinas nos aeroportos do Brasil (Foto: Reprodução)

O turismo tem sido um dos setores da economia mais prejudicados pela pandemia de coronavírus, mas também deve ser um dos primeiros a se recuperar após a vacinação em massa contra a Covid-19. É o que sinaliza uma recente pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), empresa pernambucana há 35 anos no mercado de avaliações sobre comportamentos e tendências.

A pesquisa nas cinco regiões do país buscou saber o que os brasileiros desejam fazer depois de imunizados, e o resultado mostrou que viajar está no topo dos desejos. De acordo com o levantamento, o maior índice de pessoas que só estão esperando a vacina para cair no mundo foi registrado no Centro-Oeste com 25% das respostas, seguido pela região Sul, 22%, Nordeste e Sudeste, 18%, e o Norte, 16% dos entrevistados.

Significa que o avanço da imunização no Brasil trará uma grande recuperação para o setor de turismo, avaliou o Instituto de pesquisa, mas não podemos ignorar os alertas de que mesmo depois da vacina a imunização leva semanas para fazer efeito em nosso organismo.

Conforme opiniões de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, além de nenhuma vacina ser 100% eficaz, principalmente diante do risco de surgimento de novas variantes, o corpo humano demora algum tempo para começar a produzir os anticorpos que protegerão o organismo contra a ação do novo coronavírus.

“Cada imunizante tem seu próprio tempo médio para ativar o sistema imunológico, e isso é descrito por seus fabricantes, mas em média o tempo mínimo para que o sistema imune esteja apto a responder adequadamente contra a presença de qualquer agente patogênico causador de doenças é de, no mínimo, 14 dias após receber a primeira dose de uma vacina”, disse a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a pediatra Isabella Ballalai.

Portanto, siga o calendário da vacinação, espere sua vez de ser vacinado e evite programar sua viagem para o dia seguinte. Tenha mais um pouco de paciência e realize seu desejo de viajar bem mais seguro pelo menos duas semanas depois da segunda dose.

Nos siga no Google Notícias