A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

10/05/2017 12:19

Ford lança o inédito motor 1.5 de três cilindros

O motor deve chegar primeiro no Brasil equipando a nova EcoSport 2018

Márcio Martins
Ford lança o inédito motor 1.5 de três cilindros

A Ford apresentou em São Paulo o seu mais novo motor 1.5 de três cilindros, que deve estrear na EcoSport 2018, segundo a montadora será o mais potente e econômico da categoria. Em breve a Ford deve lançar o novo SUV no Brasil, mas por enquanto somente com o motor 2.0.

O novo motor gera bons 137 cv, e potência específica de 91,5 cv por litro (a maior do país entre os carros com motores aspirados) e 16,2 kgfm de torque máximo, o novo propulsor tem menos atrito interno, menos peso e tamanho cerca de 10% menor que o de um 4 cilindros equivalente.

O propulsor 1.5 Dragon tem comando duplo variável, coletor de espace integrado ao cabeçote, bloco em alumínio, válvulas com tuchos hidráulicos e balancins roletados. Para reduzir o nível de vibração, mais intensa em motores de 3 cilindros, a Ford aplicou um eixo balanceiro com mancal hidrodinâmico e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Ford lança o inédito motor 1.5 de três cilindros

Além da promessa de ser o motor com maior potência específica e menor consumo da categoria (redução de 5% em relação ao 1.6), a marca destaca ainda que este propulsor não divide nenhum componente com o 1 litro, embora utilize as mesmas tecnologias. Como referência, o 1.0 EcoBoost tem 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque máximo.

O primeiro mercado a receber o novo motor será o Brasil em 2018 e depois outros países.

Tendência de mercado

Os motores de três cilindros já demonstraram a sua eficiência e foram bem recebidos pelos consumidores, tanto que equipam hoje os veículos mais vendidos do mercado. As opções atualmente disponíveis com essa configuração, porém, estão limitadas a propulsores de 1 litro. A Ford é a primeira a desenvolver um motor de três cilindros com 1,5 litro, ampliando o seu potencial de aplicação em veículos que vão além do segmento de entrada.

A Ford deu uma contribuição significativa para firmar mundialmente o prestígio dos motores de três cilindros, com o lançamento do 1.0 EcoBoost – disponível hoje na linha New Fiesta no Brasil. Ele conseguiu o feito inédito de vencer por três anos consecutivos o prêmio de Motor Internacional do Ano, e cinco anos seguidos na categoria abaixo de 1 litro (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016).

No Brasil, o primeiro três cilindros da Ford foi o 1.0 TiVCT 12V Flex. Lançado com o novo Ka, ele combina alta potência (85/80 cv) com economia e é um dos pilares do sucesso da linha.

 



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.