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Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020

09/02/2020 10:56

Testamos o Honda HR-V Turbo

O SUV conta com motor 1.5 turbo de 173 cv e acelera de 0 a 100 em apenas 8,9 segundos

Márcio Martins - @marcioafmartins
Fotos Márcio MartinsFotos Márcio Martins

Custando exatos R$ 44 mil a mais que a versão de entrada LX, o Honda HR-V Touring tem como principal diferencial o motor turbo, no visual poucas diferenças que passam despercebidas para quem vê o carro passando pelas ruas. Na parte interna, tem materiais de boa qualidade e o belo teto solar são alguns dos mimos para quem está com com R$ 140 mil disponível na conta.

Testamos o Honda HR-V Turbo

Mas engana-se quem pensa que motor potente tem como resultado alto consumo de combustível. No Honda HR-V é diferente pois o motor deste carro é menor que do HR-V “normal”, sai o 1.8 aspirado de 140 cv e entra o motor 1.5 com turbocompressor com excelentes 173 cv de potência e um bom torque de 22,4 kgfm, pesa 1380 kg. Velocidade máxima 210 km/h e a transmissão é automática de 7 velocidades

Segundo a marca o modelo faz um consumo de 11,0 km/l de gasolina na cidade e 13,0 km/l de gasolina na estrada, e que foi confirmado no nosso teste de sete dias nas ruas de Campo Grande e também em uma pequena viagem próximo da capital. O modelo consome apenas gasolina, conta com injeção direta e variação de fase nos comandos de admissão e escape. O motor é o mesmo adotado também pelo Civic Touring que já testamos também. Veja clicando aqui.

Testamos o Honda HR-V Turbo

No dia a dia, o motor não tem um comportamento explosivo, apesar dos 22,4 kgfm de torque serem entregues cedo (entre 1.700 e 5.500 giros). A aceleração sobe de forma gradativa, não tem aquela pancada inicial como nos VW turbo, por exemplo.

Apesar de ser um SUV sem o propósito de esportivo, ele tem bons números de arrancada, de 0 a 100 km/h por exemplo fez em apenas 8,9 segundos, só para comparação a versão EXL com motor 1.8 faz em 11,7 s. O motor turbo tem 33 cavalos a mais de potência comparado versão aspirada, parece pouco mas faz muita diferença no dia a dia.

A marca fez ajustes na suspensão, que foi recalibrada para acompanhar a potência extra. Molas e amortecedores têm mais carga e a barra estabilizadora possui corpo com maior diâmetro, deixando o modelo um pouco mais duro, mas nada que atrapalhe o conforto.

No visual, o modelo Touring tem poucas diferenças do HR-V comum, não parece que você está dirigindo um carro de R$ 140 mil, no trânsito ele não tem destaque. A Honda deveria ter feito um visual mais compatível com a proposta do carro, nem mesmo as rodas são diferentes.

Testamos o Honda HR-V Turbo

Por dentro o modelo conta com acabamento em tons cinza claro ou preto, também tem exclusivas costuras duplas nas laterais de porta, também conta com sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático. Na frente a grade larga que percorre toda a área frontal, avançando sobre os faróis que são em LED integradas e conjunto óptico duplo. Atrás, as lanternas trazem guias de LED e acabamento escurecido na parte inferior. Os bancos receberam acabamento caprichado, que são muito bons, graças ao apoio superior para a região das costas e pernas. A posição de dirigir também é confortável.

Testamos o Honda HR-V Turbo

A versão Touring do HR-V recebeu alguns equipamentos do Civic, como partida por botão e o sistema Lane Watch, que mostra na multimídia a imagem da câmera no retrovisor direito, quando a seta pra direita é acionada ou o motorista pode dirigir filmando toda a lateral do carro o tempo todo apertando um botão na alavanca de seta, um recurso bem interessante e diferente.

Testamos o Honda HR-V Turbo

Outra novidade exclusiva é o teto-solar panorâmico, que trouxe junto novas luzes de teto (agora em LED) e uma antena tipo shark no teto. No entanto, o Civic ainda tem a mais os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e o ar-condicionado de duas zonas, e multimídia mais completa, enquanto o HR-V tem o ar digital simples e com multimídia de 7" a mesma do modelo EXL, com Android Auto e Apple CarPlay.

Testamos o Honda HR-V Turbo

A conclusão é que o consumidor com R$ 140 mil na conta tem muitas opções, a lista de concorrentes é grande, com valores diversos, como por exemplo o VolkswagemTiguan 1.4 turbo, Jeep Renegade Trailhawk, Jeep Compass, Hyundai Creta, Volkswagem T-Cross, NissanKicks, ChevroletTracker e Equinox, Peugeot 2008 Griffe THP, Citroen C4 Cactus Shine THP, entre outros.  

Testamos o Honda HR-V Turbo

Ficha Técnica

• Cores: Branco Estelar Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Azul Cósmico Metálico, Vermelho Mercúrio Perolizado, Branco Tafetá Sólido, Prata Platinum Metálico, Cinza Barium Metálico
• Motor: 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC com Injeção Direta
• Cilindrada: 1.498 cm³
• Cilindros: 4 em linha
• Válvulas: 16
• Potência máxima: 173 cv a 5.500 rpm
• Torque máximo: 22,4 kgf.m a 1.700 rpm
• Velocidade máxima: 210 km/h
• Transmissão: Automática de 7 velocidades
• Tração: Dianteira
• Direção: Elétrica
• Pneus: 215/55 R17
• Combustível: Gasolina
• Tanque de combustível: 50 litros
• Porta-malas: 393 litros
• Portas: 4
• Lugares: 5
• Consumo urbano: 11,0 km/l
• Consumo na estrada: 13,0 km/l

Testamos o Honda HR-V Turbo

Conforto

• Volante com revestimento em couro e ajustes de comandos de áudio e piloto automático
• Teto solar panorâmico com função 1 toque e anti-esmagamento
• Smart Entry - Chave inteligente com sensor de presença para destravamento automático das portas
• Sensor de chuva
• Sensor crepuscular - Acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste
• Revestimento dos bancos em couro
• Retrovisor interno fotocrômico (antiofuscamento)
• Rebatimento elétrico dos retrovisores e função Tilt-Down no retrovisor do lado do passageiro
• Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do passageiro
• Porta-objetos nas portas dianteiras
• Porta-malas com iluminação interna
• Pára-sois com espelho e iluminação embutida para motorista e passageiro
• Magic Seat Honda - exclusivo sistema de configuração dos bancos
• Limpador de para-brisa com função intermitente + variável
• Iluminação interna traseira
• Iluminação interna dianteira individual
• Freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold
• Encosto de cabeça para todos os ocupantes
• Detalhes das portas e maçanetas internas cromadas
• Desembaçador do vidro traseiro
• Descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos
• Console central elevado com porta copos emborrachado
• Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
• Botão para partida do motor (Start/Stop Engine)
• Botão para desativar os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
• Banco traseiro bipartido (60/40)
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Apoio para os pés
• Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento

Testamos o Honda HR-V Turbo

Segurança

• Vidros elétricos com função 1 toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento
• Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
• Trava de segurança nas portas traseiras
• Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
• Sistema VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de tração e estabilidade
• Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados
• Sistema Immobilizer
• Sistema HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em aclives
• Sistema Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego
• Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal)
• Sistema AHA (Agile Handling Assist) - Assistente de dirigibilidade ágil
• Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution)
• Estrutura de deformação progressiva ACE
• Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos c/ pré-tensionador/lim. força e reg. altura
• Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
• Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença
• Brake light
• Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
• Alarme
• Airbags - 6(UN) frontais, laterais de cortina

Testamos o Honda HR-V Turbo

Conectividade

• Sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters
• Sensores de estacionamento traseiro (4)
• Sensores de estacionamento dianteiro (4)
• Piloto automático (Cruise Control)
• Painel com computador de bordo multifunções
• Multimídia 7" multi-touchscreen com interface para smartphones Android AutoTM e Apple CarPlay 4
• Entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts
• Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência
• Bluetooth com comando HFT (Hands Free Telephone) no volante com Voice Tag

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