ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Veículos

Vendas de veículos usados crescem 7,2% em 2014

Segmento de leves impulsiona mercado com alta de 6,5% sobre 2013

Márcio Martins. Fonte Automotive Business | 13/01/2015 08:14
Vendas de veículos usados crescem 7,2% em 2014

Ao contrário do mercado de veículos novos, cujos emplacamentos caíram 7,1% em 2014, as vendas de veículos usados cresceram 7,2% sobre o ano anterior, com a transferência de 10,4 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – Fenauto. Por sua vez, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos – Fenabrave, que também computa o mercado de usados, informa que foram repassados 2,7 usados para cada modelo novo emplacado no ano passado.

Considerando todos os segmentos – incluindo duas rodas e implementos rodoviários – os negócios no setor de usados se elevaram em 6,9% no ano passado contra o anterior, para um total de 13,3 milhões de veículos usados em todo o País.

O crescimento foi puxado pelo segmento de leves, que com 10 milhões de unidades superou em 6,5% o desempenho do setor de usados em 2013. Por outro lado, caminhões e ônibus registraram queda anual de 2,3%, para 368,1 mil unidades. Implementos rodoviários acompanharam o ritmo desencadeado e fecharam o ano com retração de 25,8%, para 66,5 mil unidades.

Já o setor de duas rodas confirmou alta de 9,8% das vendas de motocicletas usadas em 2014, para o total de 2,8 milhões de unidades.

Para Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, a tendência de crescimento também deve continuar em 2015:

“Percebemos esse movimento há alguns meses, de forma constante e progressiva. Está bem claro para nós que o consumidor está procurando oportunidades mais vantajosas para a compra de veículos. Por isso, vem optando pela escolha de seminovos que oferecem praticamente os mesmos benefícios de um carro novo, mas com custos menores e até garantias originais, em alguns casos. Essa procura cada vez mais por seminovos deve se expandir neste ano, já que a oferta de crédito e financiamento para a aquisição de veículos seminovos também deverá aumentar. Estamos otimistas com isso”, afirma.

A entidade destacou o aumento dos negócios na Região Nordeste que apresentou crescimento de 13,2%, para 1,9 milhão de veículos.

O modelo leve usado mais vendido em 2014 foi o Volkswagen Gol, cujas transferências somaram mais de 1,14 milhão de unidades, seguido pelo Fiat Uno, com 682,2 mil veículos.

Nos siga no Google Notícias