ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Ninguém teve culpa de fuga de onça-pintada do Cras, define sindicância

Marta Ferreira | 19/10/2011 10:03

Resultado saiu um ano depois do episódio, que acabou resultando em liberdade para o felino

Onça-pintada foi solta na natureza em agosto deste ano, após protagonizar fugas do Cras. (Foto: Divulgação)
Onça-pintada foi solta na natureza em agosto deste ano, após protagonizar fugas do Cras. (Foto: Divulgação)

Não houve falha dos funcionários do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande no episódio de fuga do local de uma onça-pintada, que conseguiu escapar duas vezes da jaula. É o que definiram os responsáveis pela sindicância à aberta na época, cujo resultado foi publicado hoje, quase um ano depois.

O despacho do diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, informa que, diante das provas colhidas e analisadas, a conclusão é de que não houve “ação ou omissão de servidor público integrante do quadro de pessoal do órgão que colaborasse para a fuga da onça-pintada do Cras. O processo administrativo foi arquivado.

O animal fugiu duas vezes do Cras. A primeira delas no dia 29 de outubro do ano passado. Quase dois meses depois, foi recapturada, mas conseguiu fugir de novo apenas dois dias depois.

À época da primeira fuga, a informação é de que um buraco feito por uma anta abriu caminho para o felino escapar. Na segunda fuga, foi a própria onça, conforme informado pelo Cras, que conseguiu romper as grades da jaula com as unhas e dentes.

Recapturada dois meses depois, ela foi colocada em uma jaula reforçada, e depois disso, não fugiu mais.

De volta à naturezaO episódio, que fez a onça ficar famosa e ganhar torcida pela liberdade, produziu uma ação inédita envolvendo felinos no País.

A onça-pintada do Cras foi o primeiro animal do tipo a ser reintroduzido na natureza, após ser encontrada sozinha em uma fazenda de Ribas do Rio Pardo. Ela foi solta em agosto deste ano e está sendo monitorada por um rádio-colar.

Nos siga no Google Notícias