A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

01/09/2014 08:54

"Preparando sua empresa para venda"

Ronaldo Hotta Perez

A compra de uma empresa já existente tem sido uma alternativa para quem sonha em ter seu próprio negócio e enxerga nessa possibilidade um caminho mais curto para atingir a tão sonhada independência financeira.
A primeira pergunta que nos vem à cabeça é: O que leva um empresário a vender um negócio que esteja consolidado e operando com lucros?

Dentre os principais motivos estão a aposentadoria, o cansaço decorrente da rotina de trabalho e o desejo de se aventurar em novos desafios. Outros fatores como problemas de saúde, divórcio, mudança de cidade, briga entre sócios, também levam à venda de negócios lucrativos.

Ao se decidir pela venda, é necessário que o empresário observe alguns requisitos importantes para preparar o negócio a ser vendido. Tais requisitos contribuem para a viabilização do negócio, bem como atingir o valor pretendido.

Definir o valor de venda é o primeiro desafio, é preciso conscientizar-se que a avaliação não é uma ciência exata. Apesar das diversas metodologias existentes para se valorar uma empresa, é importante salientar que o próprio mercado já estabelece um certo preço e, um dos grandes erros do vendedor, é ignorar a realidade de mercado onde o negócio está inserido.

O sigilo é muito importante. Funcionários, clientes e fornecedores não devem ser avisados da negociação antes que ela se conclua.

Para operações como essa, é de suma importância uma assistência jurídica especializada, que deverá preparar os documentos societários para a mudança dos sócios, organizar o passivo trabalhista e fiscal, analisar os contratos vigentes com fornecedores, clientes e instituições financeiras, dentre outras providencias. Vale ressaltar que muitas operações de compra e venda de empresas acabam fracassando por conta de problemas dessa ordem.

A análise contábil e financeira (balanço, Demonstração Econômica de resultados e fluxo de caixa) pode colaborar bastante na busca do valor ideal da empresa, portanto é de vital importância mantê-los de forma organizada, podendo-se até mesmo contratar uma empresa de auditoria independente, providencia essa que, de quebra, trará maior confiabilidade aos números apresentados.

Pequenos detalhes como registro de marca e de patente, contagem física de estoque, carteira de clientes, contratos de parceria, contratos de exclusividade, dentre outros, aumentam consideravelmente o valor do negócio.
Outra recomendação é deixar tudo arrumado e criar, por exemplo, uma governança corporativa ou um programa operacional de redução de custos e de melhoria de gestão. Medidas como essas tem influência positiva no valor do resultado operacional da empresa.

Ademais, é importante avaliar se o negócio está em crescimento ou em um momento de estagnação. Uma empresa estagnada ou decrescente deve passar por um processo de reestruturação até que volte a dar sinais de crescimento, antes de ser colocada à venda. Dessa forma, o vendedor terá um parâmetro razoável para apresentar ao investidor, porque quanto maior o potencial de crescimento da companhia, maior será o valor de venda.
Por fim, analise a capacidade financeira do comprador e solicite todas as referências e garantias necessárias. Será que ele tem mesmo condições e está preparado para adquirir o seu negócio?

*Ronaldo Hotta Perez é advogado especializado em direito empresarial, sócio do escritório de advocacia Lopes, Dodero e Ocampos. – contato: ronaldo@ldo.adv.br

...e eu estou aqui
O ser humano, esse indivíduo tão complexo, composto por tantas variáveis e tantas dúvidas, às vezes indecifráveis, vive num oceano de desejos inexpli...
Muro de Berlim e as fronteiras vibracionais
Após a inauguração do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF, Brasil, em 21/10/1989, testemunhamos, pela TV, em 9 de novembro, na Alemanha, a queda do...
Como fazer boas compras sem cair em uma armadilha
A maior e mais famosa data promocional do comércio está chegando e com ela a euforia de comprar aquele objeto de desejo por um preço amigo. A vontade...
A Consciência Negra e as cores da desigualdade
O Dia da Consciência Negra faz referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar a cultura dos africanos q...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions