A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

07/10/2011 11:30

A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: mudanças na abordagem gramatical

Silvio Profirio da Silva (*)

Este texto reflete acerca das Contribuições/ implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o Ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas

A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: mudanças na abordagem gramatical

Silvio Profirio da Silva

Aluno do Curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br

 

Este texto reflete acerca das Contribuições/ implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o Ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas.

Segundo Bezerra (2010, p. 39), "tradicionalmente, o ensino de Língua Portuguesa no Brasil se volta para a exploração da Gramática Normativa, em sua perspectiva prescritiva (quando se impõe um conjunto de regras a ser seguido)." Nessa ótica, o ensino de Língua Portuguesa foi norteado por uma concepção puramente normativa, concedendo primazia ao padrão culto da língua [modelo homogêneo, monolítico e uniforme]. Com base nessa concepção de ensino, priorizava-se a abordagem de exercícios de análise e de classificação de termos da Gramática Normativa, a partir de frases soltas, isoladas e descontextualizadas.

Contudo, "vários trabalhos, sobretudo a partir de 1980, têm procurado discutir o modo como se vem processando o ensino de língua no Brasil e apontam para algumas questões de nível conceitual e metodológico" (SANTOS, 2002, p. 1). Nessa perspectiva, percebe-se que a década de 80 foi palco da eclosão de diversos estudos da Linguística Contemporânea [estudos da Corrente Funcionalista, da Linguística de Texto, da Análise do Discurso, da Pragmática, da Sociolinguística etc]. Todos esses estudos ocasionaram mudanças significativas nos parâmetros norteadores do ensino dessa disciplina e, por conseguinte, na prática pedagógica do Ensino de Língua Portuguesa. "Passou-se, assim, a prescrever que a aprendizagem da leitura e da escrita deveria ocorrer em condições concretas de produção textual. Desloca-se o eixo do ensino voltado para amemorização de regras da gramática de prestígio e nomenclaturas" (SANTOS, 2002, p. 30-31).

Com isso, o ensino dessa disciplina vem, nos últimos anos, passando por diversas modificações. Uma dessas modificações diz respeito ao uso do texto e do contexto enquanto objetos de ensino/ unidade, conforme sinaliza Santos (2007, p. 787). É nesse cenário que se fala em Gramática Contextualizada e/ ou Análise Linguística, por meio das quais o tratamento dado aos conteúdos dessa disciplina passa a ser abordado a partir de situações reais de comunicação, o que leva para os bancos escolares o ensino contextualizado da gramática, conforme ressaltam Cereja & Magalhães (2005, p. 3-4). Ou seja, "o texto considerado no contexto em que se dá a produção do enunciado linguístico" (CEREJA; MAGALHAES, 2005, p.3). Partindo desse pressuposto, surge, agora uma abordagem de cunho/ teor contextual que aborda termos da gramática inseridos/ inclusos dentro de uma situação comunicativa, ou seja, a fala dos mais diversos atores sociais por intermédio de inúmeros gêneros textuais escritos ou imagéticos [charges, quadrinhos e tirinhas etc].

"Desloca-se, assim, o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio, para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência lingüístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos" (SANTOS, 2002, p. 31). Nesse sentido, a Linguística contribuiu para uma nova compreensão do que é ensino de Língua Portuguesa. O que, por sua vez, ocasionou diversas alterações no objeto e, acima de tudo, na metodologia de ensino dessa disciplina, na medida em que "volta-se a atenção para os aspectos discursivos da linguagem" (SANTOS, 2002, p. 3).

 

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005.

SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Revista Teias, Rio de Janeiro/ RJ, ano 3, v. 05, n. jan/jun, p. 29-34, 2002.

_____. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Revista Educação Temática Digital - ETD –, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002.

_____. Letramento e ensino de História: os gêneros textuais no livro didático de História. In: Anais do 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, 2007.

(*) Aluno do Curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br

Marchinhas do coração
Sei que existem as marchinhas preferidas do coração. São as do passado ou do presente, mas não é delas que quero falar, e, sim, do sofrido coração br...
Reforma da Previdência: aprofundando o deserto na vida dos trabalhadores
O cinema enquanto “sétima arte” muitas vezes busca retratar realidades cotidianas na telona. Não foi diferente o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador d...
O dilema das prisões brasileiras
No último mês de janeiro assistimos, estarrecidos, às rebeliões nos presídios de Manaus, Boa Vista e Natal. As cenas de corpos sem cabeças chocaram a...
Desglobalização seletiva
Para muitos analistas, a desglobalização significa a tendência das nações se fecharem para o comércio internacional. Neste movimento estão incluídos ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions