ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Como expandir meus negócios através do comércio eletrônico de forma segura?

Por Rodolfo Lessa (*) | 22/10/2018 13:32

Um grande desafio para todo empreendedor, seja em início de carreira ou até mesmo aqueles de longa data, é o de prospectar novos clientes, alcançando visibilidade no mercado, sem perder, é claro, a confiabilidade e fidelidade de seu público. O conjunto desses elementos, sem dúvidas, são a engrenagem motora do sucesso em qualquer negócio.

A partir dessa ideia e com o advento dos meios de comunicação, especialmente das redes sociais (instagram, facebook, olx, entre outros), tem se visto um crescente e eficiente uso das estratégias de marketing digital para se divulgar, comercializar ou simplesmente informar os clientes sobre produtos e/ou serviços oferecidos pelos empreendedores, atingindo públicos-alvo que dificilmente seriam alcançados através do marketing off-line, em especial, o de referência (ou popularmente chamado boca a boca).

A princípio devemos entender que o comércio eletrônico nada mais é que uma evolução da transação eletrônica, onde a venda de produtos, virtuais ou físicos e a prestação de serviços são realizados por intermédio de meios digitais, podendo ou não ser concluídas nele.

Portanto, como em qualquer outro negócio jurídico geram-se responsabilidades inerentes tanto para aquele que compra, quanto para quem fornece os produtos e/ou serviços virtualmente.

Então, “como fazer isso de uma maneira segura, sem comprometer a qualidade do meu atendimento e onerar-me excessivamente?”.

Pois bem, por tratar-se de contratação entre fornecedor e consumidor deve-se obedecer as disposições existentes no Código Civil e Código de Defesa do Consumidor acerca do assunto, mas, somado a isso, há ainda que se observar o que estabelece o Decreto nº 7.962/13, normativo que regulamentou a contratação no comércio eletrônico e ainda, no que for aplicável ao Marco Civil Regulatório da Internet (Lei nº 12.965/14), que dispôs sobre o uso da Internet no Brasil, no tocante, a guarda e coleta de informações.

O Decreto nº 7.962/13, de maneira simples e objetiva, instituiu alguns parâmetros para que o negócio jurídico seja aperfeiçoado, de modo a resguardar as partes contratantes, seja nos sítios eletrônicos ou aplicativos que a empresa dispuser.

Entre essas disposições podemos citar que o comerciante deverá dispor de informações claras sobre a sua empresa (nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico, telefone, entre outras informações necessárias para sua localização e contato pela outra parte), sobre o produto e/ou serviço anunciado (informações técnicas pormenorizadas sobre o produto e/ou serviço anunciado, bem como riscos que pode oferecer, seja a saúde ou segurança do consumidor), sobre as condições gerais da oferta anunciada (preço, frete, formas de pagamento, parcelamento, disponibilidade, forma e prazo para execução do serviço ou da entrega do produto), e, por fim, sobre restrições que se aplicam sobre o anúncio (condições nas quais a oferta não se aplicará ao consumidor).

Durante a contratação, é necessária a apresentação de um pequeno sumário acerca do contrato que está sendo celebrado (breve descritivo com os elementos do contrato que está sendo celebrado), e, após sua celebração, é necessário ainda disponibilização do contrato, bem como manter um serviço de atendimento pós-venda eficiente (para a resolução de conflitos que possam vir a existir). Para tudo isso, o fornecedor ainda deve manter um ambiente virtualmente seguro para seus consumidores (contra possíveis roubos de informações pessoais e bancárias).

Nessa hora, o acompanhamento por uma advocacia empresarial é importante, pois o que a princípio parece de uma enorme complexidade, com uma atuação consultiva e de assessoramento, preventiva e contenciosa eficaz, de modo a evitar dores de cabeça futuras, seja com entedidades fiscalizadoras ou até mesmo demandas judiciais, o empreendor poderá ter segurança na hora de realizar seus negócios e, ainda, ver seus custos serem reduzidos e os lucros maximizados, enxergando, assim, que é possível empreender com sucesso nos meios virtuais.

(*) Rodolfo Lessa do Valle, OAB/MS 18.531, Advogado Associado do escritório Britto & Simões, formado pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Nos siga no Google Notícias