A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2017

20/10/2014 13:34

Currículo: dicas para se destacar antes da entrevista

Por Alessandra Vieira Martins (*)

O fim do ano está chegando e, com ele, muitas oportunidades de conquistar ou mudar de emprego. Chamar a atenção dos selecionadores é o primeiro desafio dos candidatos. E, para isso, um currículo bem elaborado abre caminho para entrevistas. É como um cartão de visitas e deve ser feito de forma clara e objetiva.

A aparência do documento é tão importante quanto o conteúdo. A forma como as informações ficarão disponibilizadas e também o que ficará destacado. É preciso organizar as informações de forma cronológica, fazendo com que o recrutador identifique facilmente as informações.

Outro ponto importante é separar informações pessoais, da formação e experiência profissional. Vale a pena destacar o seu objetivo, para que a empresa avalie se está de acordo com suas necessidades para a vaga em questão.

Muitas empresas dão preferência a pessoas que moram perto. Por isso, é importante colocar o bairro em evidência. Se o seu bairro não estiver entre os mais conhecidos da cidade, destaque a região, facilitando a análise do recrutador.

Algumas pessoas colocam informações como RG e CPF, mas isso não é importante num primeiro momento. Informações como data de nascimento ou idade, são bem mais relevantes, porque mostram em que estágio da vida o candidato se encontra.

Geralmente os processos de seleção são muito dinâmicos e um currículo mal feito pode diminuir e muito as chances do candidato ser convidado para participar do processo seletivo. Um currículo mais detalhado, porém sem excessos, atrai muito mais a atenção do selecionador do que um que apresente apenas o nome da empresa e o cargo que a pessoa ocupava. Falta de informações ou informações incompletas também podem dificultar o entendimento do selecionador.

Outro fator que complica e muito a vida dos candidatos é colocar no currículo informações que não são verdadeiras. A veracidade das informações serão checadas, então não vale a pena lotar o currículo de falsas informações na tentativa de chamar atenção. Mesmo que o recrutador não tenha o cuidado de checar, as mentiras certamente aparecerão no dia a dia do trabalho.

Muitos candidatos não têm conhecimento de todos esses detalhes e não entendem o motivo de não serem procurados pelas empresas. Para garantir oportunidades de entrevistas basta preparar um currículo simples, com informações verdadeiras e bem elaborado.

É simpático levar o currículo impresso na entrevista. Isso demonstra atenção e interesse. Entretanto, tome muito cuidado para não dobrar, sujar ou amassar o documento. Coloque-o num envelope. Nesse momento, outro fator decisivo é pesquisar sobre a empresa. Demonstrar conhecimento sobre o seu futuro empregador é o primeiro passo para despertar a atenção do recrutador. Boa sorte!

(*) Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.

A bolha da saúde brasileira está prestes a explodir
A crise econômica e o crescente índice de desemprego da população brasileira refletiram diretamente no setor da saúde. Recente estudo revelou que mai...
Marchinhas do coração
Sei que existem as marchinhas preferidas do coração. São as do passado ou do presente, mas não é delas que quero falar, e, sim, do sofrido coração br...
Reforma da Previdência: aprofundando o deserto na vida dos trabalhadores
O cinema enquanto “sétima arte” muitas vezes busca retratar realidades cotidianas na telona. Não foi diferente o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador d...
O dilema das prisões brasileiras
No último mês de janeiro assistimos, estarrecidos, às rebeliões nos presídios de Manaus, Boa Vista e Natal. As cenas de corpos sem cabeças chocaram a...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions