ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Elementos da teoria da decisão

Por José Pio Martins (*) | 19/01/2017 14:07

A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de conversa sobre uma pergunta: quais as melhores decisões que nós podemos tomar para melhorar nossa vida? Para provocar, lancei uma segunda pergunta: quais elementos determinam nossa tomada de decisão?

Falávamos de vida pessoal, trabalho, carreira, aposentadoria e outras preocupações sobre nós e nossas famílias. Propus a questão seguinte: por que, diante do mesmo quadro econômico, político e social, pessoas tomam decisões tão diferentes? Umas tomam boas decisões e vão em frente; outras tomam as decisões mais disparatadas e sofrem um bocado com as consequências.

Em um curso de Filosofia, o professor Cosme Massi nos ensinou na primeira aula que o ser humano traz em si três faculdades essenciais: a faculdade de pensar, a de sentir e a de querer. Na ação humana, essas três faculdades (definidas como a capacidade natural ou adquirida de fazer algo) se manifestam por meio da razão, do sentimento (experimentar sensações) e da vontade. São elas que, na vida pessoal e no trabalho, determinam as diferenças de decisões e de atitudes entre os indivíduos.

Observando o mundo das organizações e os rumos que lhe são dados por seus executivos – e isso também é válido para os governantes das nações –, as diferenças entre o sucesso e o fracasso, os erros e os acertos, estão nas diferenças quanto à forma de pensar (razão), de sentir (emoção) e de querer (vontade) de seus líderes. Isso, mais que toda técnica, é que determina as ações humanas e as decisões que tomamos.

Podemos dizer que o pensar e o querer são faculdades intrínsecas ao homem, no sentido de que estão dentro dele e acontecem a partir dele. Já a faculdade de sentir depende de algo vindo do exterior ao homem, e acontece nele. O sentir surge no indivíduo, independentemente do pensar. É famosa a frase de Pascal “o coração tem razões [motivos] que a própria razão [pensamento] desconhece”. Sim, é normal, pois são domínios diferentes no ser humano.

É comum um pai desesperar-se por não conseguir convencer o filho de um argumento óbvio ou não conseguir fazer que ele mude um comportamento ruim. No mais das vezes, isso ocorre porque o pensar, o sentir e o querer são diferentes no pai e no filho. O resultado é que eles divergem... e brigam. No mundo do dinheiro, principalmente na ciência dos investimentos, pessoas igualmente preparadas tomam decisões diferentes e têm comportamentos desiguais. Umas progridem e enriquecem, outras vão à falência. O problema não é a técnica, é a forma de pensar, sentir e querer.

Quando alguém pede conselhos sobre onde e como investir seu dinheiro, minha reação é devolver algumas perguntas. Quem é você? O que você pensa? Qual sua postura de vida diante do dinheiro? Quais seus hábitos de consumo? Qual sua visão da vida e da velhice? Não há um plano financeiro igual para todas as pessoas. As estratégias e as decisões de investimento devem considerar as diferenças individuais.

Há pessoas que têm verdadeiro pavor diante de riscos e incertezas. Outras não conseguem fugir de impulsos consumistas e não conseguem poupar. E por aí vai. No Templo de Delfos, na Grécia, há uma frase sábia: “Conhece a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”. Em resumo: “sua vida, seu dinheiro”. Essa é a questão.

(*) José Pio Martins é economista e reitor da Universidade Positivo.

Nos siga no Google Notícias