A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

21/06/2017 15:45

O Segredo da Juventude

Por Francisney Liberato Batista Siqueira

Quem quer ser jovem? Sabe-se que as pessoas buscam a cada dia uma supra valorização da aparência, principalmente nos dias atuais. A cantora Madonna (58 anos) utiliza tratamento à base de oxigênio para ter uma feição mais nova.

Existem diversas pesquisas sobre o assunto da juventude, por exemplo, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Erasmus, na Holanda, descobriram que um tipo de gene (MC1R) rejuvenesce, no mínimo, dois anos das pessoas.

Mas, o objetivo do artigo não é demonstrar técnicas de rejuvenescimento, e/ou de como melhorar a aparência, mas sim, outra forma de se tornar jovem.

O criador da teoria da separação dos poderes, Montesquieu, que foi político, filósofo e escritor francês disse: “É preciso estudar muito para saber um pouco.”
Estudar é uma forma de não deixar o cérebro atrofiar. E quanto mais se dedica ao aprendizado, mais é perceptível que se sabe pouco. Não importa se é rico, pobre, negro, branco etc., pois é com o aprendizado que as pessoas se tornam iguais e mais jovens. É com conhecimento que podemos sonhar, imaginar, viajar, aprender outras línguas, enfim, e não deixar que o intelecto envelheça.

Outro ponto a considerar é evitar o estudo exagerado. Utilizar carga absurda de muitas horas por dia desequilibra, prejudica e sobrecarrega outras dimensões da vida que necessitam ser exercitadas como: aspecto físico, espiritual e emocional.

Destaca-se o caso de Edson Gambuggi que formou em medicina aos 82 anos de idade, em uma universidade de São Paulo. Ele afirma que: "Foi a consolidação de um objetivo de quatro, cinco décadas" e "Enfrentei grandes dificuldades, sofri. A faixa etária nem sempre é condizente com a nossa realidade. Se não fossem os empurrões da vida, acho que eu não conseguiria." Que exemplo, principalmente, para os que ainda não despertaram seus pensamentos para o aprendizado.

Infelizmente o Brasil está entre os piores países na área da educação. Da prova realizada com 70 países pela OCDE/Pisa/2015, divulgado em dezembro/2016, o Brasil ficou em 63ª lugar em ciências, 59ª lugar em leitura e no 66ª lugar em matemática.
Conclui-se que devemos ter o cuidado com a aparência, mas, sobretudo, devemos priorizar o estudo com a finalidade de evitar o envelhecimento precoce do cérebro, sendo assim lembre-se: “É preciso estudar muito para saber um pouco.”

Francisney Liberato Batista Siqueira é palestrante, professor, coach e mentor, advogado e contador, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e secretário de controle externo. Coautor dos Livros: Concurso Público: Polêmicas e Jurisprudências do STF, STJ e Tribunais de Contas; Aspectos Polêmicos sobre Concurso Público e Direito dos Concursos Públicos: Instrumentos de Controle Interno e Externo. E-mail: francisney@hotmail.com / facebook.com/francisneyliberato / instagram.com/francisneyliberato / www.focados.com.br

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions