A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

24/01/2017 16:56

Para o Mamão, como para Manoel: Liberdade caça jeito

Por Alan “Kaká” Brito (*)

Escreveu sobre si e sobre nós o menino-passarinho Manoel de Barros: “Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito”, Manoel.

Ao descobrir que o amigo Ilmar Renato, o Mamão, foi chamado para participar do BBB 17, e aceitou, de bate-pronto eu fiquei assustado e um misto de sentimentos me tomou. Só consegui expressar em voz alta: “Mamão, seu doido!!!”.

Pois bem.

Não tardou para o “buzz” da notícia nas redes sociais e com ele uma enxurrada de apoios, piadas prontas – bem condizentes com a personagem – e claro, uma enxovalhada de críticas descabidas. “Afinal, o que um militante da esquerda está fazendo neste programa?”. Em resumo e minimizando o criticismo latente, este foi o questionamento mais levantado.

De um lado vi deslumbrados com a possibilidade revolucionária – mas hein? – que a participação de alguém como o Ilmar poderia ter no programa. De outro um sentimento de traição com “as causas” que esta mesma participação seria.

Nem tanto ao mar, nem tanto ao céu, diz o provérbio português. Não há no amigo Mamão trairagem alguma, principalmente com as bandeiras. Menos ainda há o impositivo de que ele seja um militante “24 horas por dia”. Ainda mais na “casa mais vigiada do país”.

Não sou ingênuo quanto ao “casting” desse programa: não foi a beleza do Ilmar que o pôs no programa, mesmo por que...

Há a pretensão clara de levar para dentro da casa do debate das redes e das ruas. Não é de hoje que a produção do programa faz isso e com exímia destreza. São profissionais gabaritados, competentes e astutos. Vide que apenas o anúncio da participação de nosso querido amigo frutuoso já causou frisson. O objetivo de chamar a atenção e causar o debate em uma parcela que não se vê no programa foi concluído por eles com êxito.

“O programa é um fenômeno comunicacional que reflete todo um contexto social que inclui até mesmo o mau uso das concessões públicas. Ou seja, ficar criticando quem assiste - maior parte da população - é ignorar que há um bom tempo as pessoas não consomem nada passivamente. (...) Além disto, o que acho mais preocupante nestas críticas são as pessoas se colocarem em um pedestal, como se não fizesse parte da sociedade que consome o BBB. Se identificar neste universo é o primeiro passo para mudá-lo”, comentou em rede social a jornalista Tainá Jara.

Pertinente, a jornalista expressa uma verdade: todo espaço está em disputa. O objetivo não é ganhar a hegemonia de pensamento dos consumidores deste entretenimento, mas se com a participação do Mamão for possível colocar uma cunha em alguns pontos que não entram na programação da Globo, isto já é algo valioso. Mas não é esse o objetivo, reitero.

Deixa o cara ir lá e se divertir. Falar as PRÓPRIAS verdades. Não as minhas, não as suas. As dele. Há de se lembrar quem é o Ilmar: mais um cara. Um cara interessante. Um maluco de carteirinha. Ontem mesmo vi um meme em que o Mamão é comparado ao saudoso Patropi! Quer alguma coisa mais deliciosamente exata que essa comparação?

Desejo que ele encante a todos como nos encanta e com isso fique por lá tempo o bastante para ganhar o coração e a mente das pessoas, não para as causas, por que elas são coletivas e maiores que ele, mas para si, pois ele cabe onde achar que cabe.

(*) Alan “Kaká” Brito é jornalista

 

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions