ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Patrimônio cultural em jogo de RPG

Ana Carolina Gelmini de Faria e colaboradores (*) | 25/09/2021 15:19

Role-Playing Game (RPG), em tradução livre “jogo de interpretação de papéis”, é um jogo no qual um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de contar histórias. Trata-se de uma atividade colaborativa, em que uma pessoa assume o papel de narrador/mestre e guia os demais jogadores em uma jornada com diversos desafios. Por meio da interpretação, os participantes dão vida a seus personagens, e as regras/sistemas servem de guia para a resolução de problemas pelo uso de dados, cartas, palitos e outros acessórios.

Criado na década de 1970 nos Estados Unidos da América (EUA) por Gary Gygax e Dave Arneson, o primeiro RPG intitulava-se Dungeons and Dragons (D&D) e contava com um cenário medieval com toques de fantasia, inspirados por histórias como as escritas por J. R. R. Tolkien. Graças a sua popularidade, diversos outros sistemas e cenários foram sendo lançados. O RPG chegou ao Brasil ainda na década de 1970 por intermédio de estudantes de intercâmbio que conheceram o jogo no exterior. Na década seguinte, ele começou a ser comercializado no país, porém ainda sem tradução. Somente em 1991 foi feita a primeira tradução oficial de um RPG, o que facilitou sua popularização no Brasil.

Graças ao seu caráter colaborativo e à sua dinâmica – que permitem o crescimento pessoal do jogador, desenvolvendo habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação, raciocínio lógico -, diversas áreas começaram a incorporar o RPG em seus estudos e práticas. A Educação, por exemplo, vem se apropriando desse jogo como uma ferramenta pedagógica desde a década de 1990, sendo seu primeiro estudo conhecido a tese de Sônia Rodrigues intitulada “Roleplaying Game e a pedagogia da imaginação no Brasil” (1997), a qual deu origem ao livro de mesmo título em 2004.

No Brasil e no exterior, a popularidade do RPG tem gerado resultados no sentido da construção de um alicerce acadêmico e experimental para a consolidação dessa prática como uma inovadora alternativa de ensino-aprendizagem, diversificando o repertório do educador.

Na dinâmica dos jogos de representação e interpretação de personagens de histórias interativas, em que a narrativa é estabelecida por todos os participantes, o RPG potencializa a criatividade, a cooperação, a sociabilização e o aprendizado de conteúdos de diversas disciplinas.

O projeto de extensão “RPG na educação: jogos com patrimônio e Ciências da Informação” foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia (CABAM) e por egressas dessas formações, em conjunto com o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem o objetivo de desenvolver, em caráter multidisciplinar, enredos de RPG educacional com ênfase em narrativas que abordem o patrimônio cultural preservado em instituições de memória, como arquivos, bibliotecas e museus. Assim, ao compreender o RPG enquanto instrumento de ensino-aprendizagem, elaboram-se situações-problema que implementem uma prática educativa que compreenda, reconheça e difunda as complexidades e mudanças da comunidade em diferentes aspectos, destacando a relação sujeito e objeto, nesse caso, a cidade de Porto Alegre.

A iniciativa é direcionada a jovens do ensino médio, universitários, professores, além de público espontâneo dos espaços culturais e interessados em história pública. O projeto busca desenvolver ações voltadas ao planejamento de oficinas em ambientes escolares e institucionais; pesquisas sobre as temáticas tratadas; a construção de enredos de RPG; capacitação para a função de oficineiros (mestres de RPG); e a produção de material didático e de divulgação.

Observando o RPG como prática democrática plural de convivência e de uma consciência de identidade local que valoriza a história pública, a concepção do nome popular do projeto, XP em Porto, caracteriza-se por utilizar a sigla “XP”, cujo significado é de conhecimento, com o acréscimo do termo “Porto”, amplamente utilizado em figuras de linguagem de porto-alegrenses para representar a capital. Já o símbolo usado no logotipo remete à maquete de um dado D20, utilizado no RPG, que aqui representa as diversas conexões. Assim, a proposta do nome e do símbolo é de conectar o conhecimento do patrimônio em jogo. O primeiro desafio centra-se na produção de um enredo de RPG sobre Porto Alegre no período da Ditadura Militar, tornando-se uma ferramenta para reflexões desse período histórico a partir de evidências culturais.

O XP em Porto está alicerçado nos estudos do Patrimônio Cultural e da Educação Museal. Acredita-se que, através de estratégias que valorizem a educação não formal, haja, em propostas como a apresentada, o compromisso com a formação cultural e social do ser humano a partir de experiências.

Estas, promovem diálogos, reflexões, autonomias, comportamentos que todo e qualquer cidadão tem o direito de vivenciar nos espaços de memória. A produção de discursos e consciências ganha um sentido mais forte quando é adotada uma postura interacionista, pela qual todos os sujeitos envolvidos na experiência proposta trocam ideias, informações, interpretações, provocando a expansão do conhecimento e a multiplicidade de significados sobre o patrimônio que nos cerca.

Trabalhar na perspectiva da Educação Museal é lidar com a produção do ser humano e com a necessidade de aberturas deste para o mundo, por meio do aprendizado e da vivência de heranças culturais, do conhecimento cultivado, da construção de convivências sociais. A proposta do XP em Porto é aproximar, pela criatividade, as pessoas dos bens culturais da cidade de Porto Alegre e, nessa relação, homenagear, denunciar, debater e despertar um exercício crítico da história ao interpretar suas ressonâncias.

O aprendizado não se limita aos resultados, mas, especialmente, aos processos. O XP em Porto é um desafio para a equipe comprometida com a produção e difusão de conhecimento científico, com os direitos humanos, com o direito à memória e com a formação crítica do cidadão. Nos acompanhe nas redes sociais e faça parte desse processo coletivo conosco!

(*) Ana Carolina Gelmini de Faria é docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação.

(*) Amanda Schmidt Carvalho Polonia é bibliotecária formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

(*) Gabriela Prates da Silva é bibliotecária (CRB-10/2660) formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

(*) Lucas Quadros Petry é discente do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciências da Informação vinculado à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

(*) Márcia Regina Bertotto é docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação.

Nos siga no Google Notícias