Paciente agride no SUS, mas espera 4h na rede particular
Só porque é no SUS - Marido da prefeita Adriane Lopes (PP), o deputado Lídio Lopes (Sem Partido) não deixa as críticas à administração da esposa sem resposta na Assembleia Legislativa. Ontem, o colega Pedro Kemp (PT) apresentou ofício à Prefeitura de Campo Grande pedindo segurança após mais uma servidora apanhar de paciente em posto de saúde da Capital. Lídio logo reclamou que isso só ocorre porque são unidades públicas.
Paz na rede particular - Ele expôs o contraste entre a paciência no atendimento pago e a violência crescente no SUS. “Na Unimed ou na Cassems, o sujeito espera quatro horas e não sai batendo em médico. Na rede pública, acha que pode chutar porta e agredir servidor porque esperou demais”, disse ao comentar o caso da enfermeira que foi agredida por um paciente psiquiátrico na noite de domingo (17), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, em Campo Grande.
Apoiado - Kemp endossou a fala. Disse que os ataques viraram rotina, que sua filha médica trabalha com medo. Para ele, é urgente reforçar a segurança com a Guarda Civil nas unidades. “Esperar em hospital particular ninguém gosta, mas ninguém parte para cima de médico. Já no posto, bastam duas horas para começarem os xingamentos, filmagens e agressões. Isso tem que parar”, resumiu.
Indignado - O deputado Zeca do PT se irritou durante a sessão desta terça-feira (19) com a postura da oposição ao governo Lula. O motivo foi o voto contrário do deputado Carlos Alberto David (PL) à moção de congratulação proposta por Paulo Corrêa (PSDB), que homenageava Tiago Resende Botelho, titular da Superintendência do Patrimônio da União, pela autorização das obras da nova orla do Rio Paraguai, em Porto Murtinho.
Do contra - Enquanto todos apoiaram a iniciativa do deputado tucano, o Coronel David fez questão de pedir a palavra e informar que era contra, sem nenhuma justificativa. “Eu, que sou o maior opositor do prefeito Nelson Cintra, voto a favor! Não dá para ser sempre do contra só por birra política”, disparou Zeca.
A cappella - Em cerimônia de entrega de um espaço cultural e esportivo no Bairro Lageado, a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, soltou a voz e cantou “Tocando em Frente”, de Almir Sater para o público presente. A ministra enalteceu o meio ambiente e a cultura sul-mato-grossense, lembrou que já levou Almir Sater para se apresentar em Salvador e Tetê Espíndola em um trio elétrico, recordando que também já se apresentou no Estado.
Voz extraordinária – O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), fez questão de elogiar a trajetória de Margareth Menezes no evento. “Quem é essa voz extraordinária que nós conhecemos como cantora, compositora, atriz e política? Essa personalidade é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores embaixadoras do Brasil no mundo”, destacou. Barbosinha também fez questão de citar os prêmios que Margareth recebeu e foi indicada como cantora, como o Grammy Latino, e destacou que a ministra enriquece a cultura brasileira, em uma pasta importante.
Agradecimento – Barbosinha ainda agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela parceria em ações ambientais, citando a lei do Pantanal e o fundo de compensação ambiental. “Aqui as diferenças partidárias não nos impedem de agradecer ao presidente Lula, pela grande parceria nas questões ambientais de Mato Grosso do Sul”, afirmou. Ele também lembrou que a presença do governo federal foi essencial para a construção de bases no Pantanal e destacou que o CEU da Cultura Lageado, entregue ontem, foi lançado no PAC em 2010, no governo Lula, assinado em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), e só agora concluído e entregue pela atual gestão.
Esticadinha - Depois de passar por Campo Grande, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda em Bonito nesta quarta-feira (20), onde participa às 17h da posse da nova presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, instância que articula políticas culturais entre estados e governo federal, e às 20h da abertura do 24º Festival de Inverno da cidade, evento que movimenta a cena cultural de Mato Grosso do Sul com o tema “Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra”.
De volta ao jogo - O conselheiro Iran Coelho das Neves deve reassumir o cargo no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul já nesta quarta-feira (20). A volta acontece após decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que suspendeu seu afastamento. A publicação oficial saiu no Diário Oficial do TCE de ontem.