ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Por conta do desmatamento,ventos já ressecam solo de MS

Por Laerte Tetila (*) | 01/10/2012 09:12

Sim, é verdadeiro que, nos espaços agrários de Mato Grosso do Sul, os ventos vêm retirando  umidade dos solos – e, cada vez mais, causando-lhes o ressecamento. Esse é um problema  ambiental que vem chamando a atenção dos agroclimatologistas no mundo todo. Em função dos ventos, os solos ressecam na medida de sua velocidade. E isso preocupa. Porque os ventos de superfície , os de baixa troposfera, por causa dos desmatamentos, vêm ganhando velocidade.

Áreas cada vez maiores, afetadas por esses desmatamentos, vêm sendo expostas a essa ação eólica. Em nosso Estado, áreas geográficas imensas, originalmente recobertas pelo cerrado e pela mata da região de Dourados, foram desmatadas muito além dos 80% previstos no Código Florestal Brasileiro, a fim de cederem espaços aos plantios e às pastagens.

Tivessem mantido as reservas legais de 20% em todas as propriedades, por certo teríamos, hoje, um verdadeiro mosaico de vegetação sobre a paisagem que, dentre tantos benefícios, serviria de anteparo, de barreira, algo importante para amortecer a velocidade dos ventos e, assim, melhorar a disponibilidade hídrica dos solos.

O desmatamento foi e continua sendo um fenômeno assustador. No município de Dourados, por exemplo, 98% do revestimento florestal já veio abaixo, sendo essa a tônica de toda a Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, onde a Mata Atlântica de Dourados reinava imponente. E nem é preciso sobrevoar essas áreas, bem como as áreas do cerrado para perceber a amplitude do problema.

Ainda não cessou, nessas regiões, o desmatamento acelerado, apesar da proximidade de sua fase terminal. E não é ilusão de ótica. A escalada brutal do desmatamento está explicita na paisagem e todos nós estamos assistindo às últimas nesgas de mata e cerrado, com raríssimas exceções, sendo queimadas e destruídas. Dessa forma, o desmatamento generalizado resultou no que aí está – os chamados “descampados”.

Essas áreas, embora ocupadas por um autêntico celeiro agropastoril, expõem, a sumir de vista, a monotonia de uma paisagem totalmente desabrigada dos ventos de superfície. Ventos que, além dos descampados, contam, a seu favor, com outra grande aliada, qual seja, a topografia.

Assim, áreas descampadas, com topografia das mais suaves do mundo, compõem o binômio que só agrava o problema, pois, atuando livremente, esses ventos (de superfície) passaram a retirar o máximo que podem da umidade dos solos, como que cobrando a fatura de um desmatamento que foi muito além do que a natureza pode suportar. Com efeito, o incremento da velocidade dos ventos nessas antigas áreas sul-mato-grossenses de matas e cerrados nada mais é do que a manifestação de um sério desequilíbrio que, sem medidas restaurativas, só tende a ampliar os impactos negativos, como o das secas e dos veranicos.

Em vista da amplitude do desmatamento em que se encontram as regiões do cerrado e da Mata de Dourados e dos problemas ambientais que comprometem o futuro, o que se espera é o surgimento de iniciativas, medidas mitigatórias, que, paulatinamente, venham a amenizar o problema. A prática do plantio direto já é uma iniciativa importante.

A recomposição, com espécies nativas, dos 20% das reservas legais criaria os mosaicos de vegetação, mosaicos fundamentais como anteparo aos ventos. A implantação, também, dos “quebra-ventos”, formados por fileiras de árvores e arbustos, dispostos perpendicularmente aos ventos predominantes, igualmente seria uma medida importante. Uma medida que vem de tempos antigos, mas que pouca atenção vem recebendo, apesar das boas pesquisas da EMBRAPA sobre o assunto. Por reconhecerem a sua importância, países como os Estados Unidos, a Dinamarca e a Rússia chegaram a implantar quebra-ventos até em escala nacional. Por que nós não implantemos os nossos?

 (*) Laerte Tetila é mestre em geografia física pela USP e deputado estadual (PT/MS).

Nos siga no Google Notícias