ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Por que as eleições da OAB de 2021 são tão importantes para a advocacia?

André Xavier (*) | 24/02/2021 11:47

Quando dei meus primeiros passos na advocacia, como estagiário, há mais de 25 anos, o mundo não contava com WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, nem com qualquer outra rede social que, atualmente, faz parte indissociável do nosso cotidiano e da nossa vida profissional.

Os autos - físicos - dos processos judiciais se empilhavam em prateleiras infindáveis nos fóruns e tribunais. Juízes, advogados, promotores, defensores e estagiários se cruzavam pelos corredores com os braços (ou carrinhos) abarrotados de processos que seriam examinados, xerocopiados, oficiados e devolvidos.

A Justiça e a advocacia eram analógicas, como era a própria vida.

De lá para cá a vida foi transformada. Uma revolução tecnológica impôs a todos nós a necessidade de rápida e constante adaptação. E a pandemia do COVID-19 acelerou ainda mais a remodelação de todas as relações sociais.

A nova realidade exige de todos a compreensão de que a troca de informações, os negócios e as conexões pessoais de toda ordem já não se firmam sobre as mesmas bases fixas de antes, mas são dinâmicas, rápidas, virtuais e mutáveis. E isso não é diferente nem na advocacia, nem no Poder Judiciário.

Para a advocacia privada, desde as novas formas de marketing pessoal, contratação, contato com cliente, elaborações de peças, acompanhamento de processos, interação com o Poder Judiciário e gestão de escritórios, tudo obedece aos inovadores institutos da tecnologia.

Já o Poder Judiciário está a exigir de seus gestores, cada vez mais, a implementação de instrumentos tecnológicos e digitais capazes de dar vazão aos processos postos a julgamento e, consequentemente, atender aos anseios daqueles que litigam.

Não obstante todas essas inegáveis transformações, a OAB parece ter se mantido no velho modelo de gestão.

A única verificação concreta é sua omissão em não se unir à classe com o objetivo de conhecer de perto as dificuldades experimentadas no cotidiano do advogado e, com isso em mente, cobrar soluções, estabelecer metas de qualificação, e exigir o tratamento digno que o profissional deve receber.

A atuação da Ordem é pífia no sentido de garantir à advocacia privada uma efetiva participação nesta real e corrente transformação do Poder Judiciário, que, como dito, vem se modernizando cada vez mais com a criação e implementação de complexos sistemas de automação e uso de inteligência artificial.

Nessa rápida evolução tecnológica e diante da necessidade da virtualização dos atos processuais, especialmente depois da pandemia, um sem-fim de procedimentos não uniformizados foi criado pelos Tribunais do país para realização de audiências, julgamentos virtuais e despachos com magistrados.

Cada Tribunal adotou, a seu talante, rotinas e sistemas diferentes para a realização dos atos processuais (Google Meets, WhatsApp, Cisco Webex, etc). E a advocacia, “indispensável à administração da justiça”, passou ao largo dessas decisões e escolhas.

Logo, se não se posicionar, a advocacia estará cada vez mais sujeita a um Judiciário pensado e gestado para atender apenas a Magistratura, o Ministério Público e setores da advocacia pública organizada, com seus naturais e legítimos interesses corporativos.

As eleições para a diretoria da OAB neste ano de 2021, então, servirão para que os advogados possam escolher, enquanto ainda é tempo, qual caminho pretendem trilhar daqui para frente.

É preciso escolher a direção do futuro. Prestigiar a ideia de que a OAB, por sua própria natureza, não pode abdicar da participação na construção de um novo Judiciário, garantindo que os modernos instrumentos tecnológicos sirvam à sociedade, assegurando transparência e acesso à justiça, sem privilégios e sem entraves.

Não há dúvida de que a advocacia atual precisa discutir o fomento à tecnologia e à segurança tecnológica, a integração do advogado ao mercado de trabalho por meio do efetivo e ético marketing digital e a importância da qualidade do ensino jurídico no Brasil.

Eu escolho o futuro...


(*) André Xavier é advogado

Nos siga no Google Notícias