ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

Verdade ou mito: sorvete no frio faz mal?

Por Filomena Benfatti (*) | 06/08/2015 14:03

Pra quem não abre mão de uma sobremesa, o sorvete é sempre uma boa ideia. Prático, saboroso e tem uma variedade de opções incríveis, sendo praticamente impossível enjoar!

Mas, quem nunca ouviu falar que tomar sorvete no inverno dá dor de garganta? Tanto as avós tradicionais quanto as mais moderninhas não cansam de repetir a sentença que, para os amantes da sobremesa, é uma tristeza só. Mas será mesmo que tomar sorvete no frio faz mal à saúde?

Na verdade, para a alegria geral dos brasileiros, que consomem cada vez mais a sobremesa, o ditado é apenas um mito repassado de geração a geração.

Segundo especialistas, o número de casos de gripe, resfriado e dor de garganta aumentam no inverno, mas não existe nenhuma relação com o consumo de sorvetes durante a estação. O aumento de doenças das vias aéreas está associado a baixa umidade, poluição e muitas vezes a má proteção contra o frio. O consumo de gelados inclusive é recomendado no pós-operatórios em cirurgias ou traumas das vias aéreas superiores (operação de amígdalas, extrações e implantes dentários, etc.).

Para você ter uma ideia, a Itália é um dos principais fabricantes de gelatos do mundo. Já na Suíça, o consumo per capita é de 14.4 litros por ano, enquanto que no Brasil, nos últimos dez anos, o consumo aumentou mais de 80%, e somente no ano passado que fomos atingir a média de 3 litros por ano por pessoa. Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete.

Se eu ainda não te convenci e você prefere não abusar muito da sorte, uma ótima opção é o Petit Gateau, um delicioso bolinho de chocolate, recheado com uma calda cremosa e acompanhado por uma bola de sorvete de creme.

E, então? Vai conseguir resistir?

(*) Filomena Benfatti é formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas.

Nos siga no Google Notícias