ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Acidente com bicicleta elétrica alerta para riscos do uso do veículo

Barata e ecológica, alternativa é cada vez mais procurada e registrou aumento de 70% nas vendas

Jones Mário | 30/06/2019 17:41
Anderson Pereira Rocha aguarda por cirurgia após sofrer acidente com bicicleta elétrica (Foto: Arquivo Pessoal)
Anderson Pereira Rocha aguarda por cirurgia após sofrer acidente com bicicleta elétrica (Foto: Arquivo Pessoal)

O agente de viagens Anderson Pereira Rocha, 43 anos, está internado na Santa Casa de Campo Grande após sofrer acidente com bicicleta elétrica em Aquidauana - distante 135 quilômetros da Capital. Ele fraturou o braço esquerdo e aguarda desde quinta-feira (27) no hospital por cirurgia.

Rocha ia para o trabalho por uma estrada cascalhada, no começo da manhã da última terça-feira (25), quando se desequilibrou ao passar por um buraco e caiu. Segundo ele, a bicicleta elétrica estava a cerca de 30 km/h. O agente de viagens não usava capacete ou outros equipamentos de proteção.

O primeiro atendimento em Aquidauana indicou necessidade de cirurgia no úmero fraturado. Rocha veio para a Capital e passou pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon antes de ser encaminhado para a Santa Casa. A assessoria do hospital afirma que o agente de viagens tem prescrição de cirurgia desde sábado (29), mas não há previsão para realizar o procedimento, que depende da disponibilidade do centro cirúrgico.

O acidente alerta para os riscos e recomendações no uso das bicicletas elétricas. O veículo é cada vez mais procurado como alternativa de transporte barata e ecológica. De acordo com a Aliança Bike, que representa fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas do setor de bicicletas no Brasil, 31 mil unidades foram vendidas no País em 2018 - número 70% superior ao de 2017.

Regulamentação - Até 2013, não havia qualquer distinção entre bicicleta elétrica e ciclomotor na legislação brasileira. Naquele ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) editou a Resolução 465, que equipara as bicicletas com motor elétrico auxiliar às de propulsão humana, desde que cumpram exigências como não ter acelerador, limitar a assistência do motor a 25 km/h e potência máxima de 350 watts.

Veículos elétricos com potência máxima de 350 watts são equiparados às bicicletas comuns pelo Contran (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Veículos elétricos com potência máxima de 350 watts são equiparados às bicicletas comuns pelo Contran (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O trânsito destas bicicletas segue as mesmas regras das comuns, com circulação limitada às ciclovias ou ciclofaixas, pelo acostamento ou bordo da pista. Campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são equipamentos obrigatórios. O uso de capacete é facultativo.

Já os veículos de duas rodas com potência de 351 watts até 4000 watts, com velocidade máxima de 50km/h e motor elétrico por acelerador - sem necessidade de pedalar - se enquadram como ciclomotores. Por isso, o condutor deve ser maior de idade e ter carteira de motorista categoria A ou ACC. A bicicleta elétrica deve ser emplacada e ter os mesmos acessórios obrigatórios para os demais ciclomotores, como retrovisores, faróis, lanternas traseiras, velocímetro, buzina, pneu em condições mínimas de segurança e uso obrigatório de capacete de motociclista.

A circulação destas bicicletas mais potentes precisa ser sempre pelo bordo ou acostamento das vias ou pela pista mais à direita. O trânsito é proibido em vias rápidas, rodovias sem acostamento e nas ciclovias ou ciclofaixas.

Nos siga no Google Notícias