ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Apenas 43% dos vacinados com Janssen tomaram segunda dose

Expectativa era vacinar todos em 2021, mas 57% do público-alvo não completou o ciclo vacinal

Jhefferson Gamarra | 11/01/2022 15:49
Vacina sendo aplicada em uma jovem da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacina sendo aplicada em uma jovem da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

A procura pela dose de reforço da vacina da Janssen, destinada às pessoas que receberam a primeira dose, que em um primeiro momento seria dose única, está baixa em Mato Grosso do Sul. Em dezembro de 2021, o Estado recebeu 237.350 doses do Ministério da Saúde para o reforço na imunização.

De acordo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 237.261 doses da vacina foram aplicadas quando ainda era previsto apenas uma dose, mas desde o início da aplicação da dose de reforço 135.946 pessoas não retornaram para completar o ciclo vacinal, o que representa uma ausência de 57% do público-alvo.

Diante do baixo índice, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, faz um apelo às pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante da Janssen procurem as unidades de saúde de seus municípios para a aplicação do reforço.

“As doses para reforço chegaram e deveriam ser aplicadas até o fim do ano passado, mas não atingimos essa totalidade. É importante que a população tenha sua imunidade reforçada, a fim de evitarmos novos casos, principalmente diante do atual cenário em que estamos. Vamos pedir aos municípios que mapeiem e estabeleçam estratégias para atingir a meta”, pontuo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Resende, que em isolamento domiciliar após testar positivo para covid-19.

Além de reforçar o pedido para que pessoas busquem a segunda dose da Janssen, a secretaria de saúde também pede para que os demais grupos completem seu ciclo vacinal, inclusive com a quarta dose para as pessoas com imunossupressão.


Nos siga no Google Notícias