ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Aplicativo SOS Mulher começa fase de testes nos próximos dias

O público-alvo são as vítimas de violência beneficiadas com medidas protetivas e em risco

Lucia Morel | 23/11/2021 20:32
Deputada Mara Caseiro e titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira em reunião na Assembleia. (Foto: Sejusp)
Deputada Mara Caseiro e titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira em reunião na Assembleia. (Foto: Sejusp)

Aplicativo SOS Mulher, idealizado em parceria entre Governo de Mato Grosso do Sul e os Poderes Judiciário e Legislativo deve entrar em fase de testes nos próximos dias, segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O público-alvo são as vítimas de violência beneficiadas com medidas protetivas.

A aplicação está em estudo e elaboração há dois anos pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e já foi totalmente desenvolvido pela SGI (Superintendência de Gestão da Informação).

Conforme a subsecretária Luciana Azambuja Roca, a ferramenta é mais um canal para assegurar os serviços de segurança pública às mulheres vítimas de violência doméstica. “O 190 continuará como principal canal para acionamento da polícia, porém o SOS Mulher é uma forma das que estão em extrema vulnerabilidade buscarem ajuda de forma silenciosa”, afirma.

Em reunião nesta tarde, o secretário de justiça estadual, Antônio Carlos Videira sugeriu ampliação das funcionalidades do aplicativo, inserindo dados cadastrais completos e fotos dos agressores dentro do aplicativo, para envio para a polícia ao ser acionado. “É uma forma de otimizar o serviço da polícia”, sustenta.

O dispositivo enviará mensagens com a localização para a polícia. Caberá ao Judiciário o repasse do cadastro das mulheres a serem beneficiadas com a ferramenta, que inicialmente será usado por poucas vítimas, mas que será ampliado conforme os testes. A cidade de Dourados também será beneficiada.

O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa junto com os deputados Mara Caseiro e Renan Contar, para discutir o projeto que prevê a implantação do serviço, que será instalado em celulares de mulheres com medidas protetivas, perseguidas por seus agressores e em iminente risco de morte.

Nos siga no Google Notícias