ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após deixar a Ucrânia, jogador que atua na Europa retorna a Mato Grosso do Sul

Ismaily, de 32 anos, joga como lateral-esquerdo do Shakhtar, clube ucraniano; país está em guerra com a Rússia

Guilherme Correia | 02/03/2022 09:17

O jogador de futebol Ismaily Gonçalves dos Santos, de 32 anos, desembarcou nesta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Campo Grande, após retornar da Ucrânia, país cujos conflitos com a Rússia se intensificaram há cerca de uma semana.

Em publicações nas redes sociais, ele exibiu retorno ao território sul-mato-grossense e agradeceu apoio prestado. "Quero agradecer todas demonstrações de carinho e correntes de orações a mim enviadas nesses últimos dias de extrema tensão, pois foram essenciais para que eu me mantivesse forte diante do perigo."

Graças a Deus, estou no Brasil, seguro e junto da minha família. Mas ainda angustiado por tudo que segue acontecendo na Ucrânia, continuemos em oração para que Deus abençoe e proteja esse país e esse povo que tem demonstrado imensa força, união e coragem", publicou.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o atleta - natural de Angélica, município a 272 quilômetros de Campo Grande - chegou ao Brasil junto a outros 40 esportistas e os familiares.

De acordo com o Itamaraty, o grupo estava em Bucareste, capital da Romênia, e voltaram em voo comercial para o Brasil. Conforme apurado pela reportagem, Ismaily e outros atletas passaram pela França, antes de vir a São Paulo.

Os jogadores que retornaram são dos clubes ucranianos Shakhtar, Dínamo Kiev, dentre outros.

O Itamaraty informou ainda que a embaixada brasileira prestou apoio aos 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, mas transporte para Bucareste foi custeado pela UEFA (União das Federações Europeias de Futebol).

Ismaily abraça a mãe após chegar no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Reprodução/Instagram)
Ismaily abraça a mãe após chegar no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Reprodução/Instagram)

Refúgio - Ismaily atua em Kiev, capital do país europeu que está em guerra com a Rússia. De acordo com o representante do lateral-esquerdo, que joga em solo ucraniano há cerca de 10 anos, ele deixou a Ucrânia no domingo e passou por aeroporto em Bucareste, onde iria para a França, com destino a São Paulo.

O sul-mato-grossense e outros atletas brasileiros do Shakhtar - clube em que joga - e do Dínamo de Kiev, time rival, estavam em um bunker improvisado no Hotel Opera, junto a familiares e membros da comissão técnica.

Futebolistas dos dois times viajaram no mesmo transporte, em solução proposta pelo Itamaraty. O governo brasileiro colocou uma estação em Kiev como ponto de partida, sem que fosse necessária a compra de passagem.

Inicialmente, se recusaram a embarcar, alegando falta de segurança, mas a UEFA e a Federação Ucraniana de Futebol garantiram proteção ao grupo.

Desta forma, os jogadores tomaram trem com direção a Chernivtsi, no Oeste do país ucraniano, e foram de ônibus até Chisinau, capital da Moldávia, quando foram para a Romênia.

Carreira - Ismaily nasceu em Angélica, mas foi criado no município ao lado, Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, onde começou a carreira como atacante pelo Ivinhema FC.

Ele foi contratado pelo Desportivo Brasil e jogou no São Bento, quando foi ao Estoril de Portugal. Posteriormente, teve passagem pelo Olhanense, ainda no futebol português, e jogou pelo SC Braga.

Em 2013, se transferiu para o Shakhtar, com passe de 4 milhões de euros e, desde então, conquistou seis campeonatos ucranianos, quatro Taças da Ucrânia e três Supercopas da Ucrânia. Em 2018, ele foi convocado pelo técnico Tite para a Seleção, para disputar dois amistosos. Ele substituiu o então lateral Alex Sandro, que havia sofrido lesão muscular.

Nos siga no Google Notícias