ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Após meses de diagnóstico errado, menino de MS descobre leucemia em férias no PR

Família mora em Chapadão do Sul e buscou atendimento várias vezes no Hospital Municipal

Por Cassia Modena | 02/08/2025 15:05
Após meses de diagnóstico errado, menino de MS descobre leucemia em férias no PR
Enzo correndo na arena de eventos da Exposul (Foto: Divulgação)

Enzo Pereira é um menino de 10 anos muito alegre e que ama andar a cavalo. Há três dias, ele recebeu o diagnóstico de leucemia que está comovendo Chapadão do Sul, onde mora com a família.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Enzo Pereira, um menino de 10 anos de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, foi diagnosticado com leucemia durante as férias em Londrina, Paraná. Ele apresentava sintomas como dores no corpo e vômitos há meses, mas os atendimentos locais não identificaram a gravidade do caso. A família, que tem outros cinco filhos, está abalada com o diagnóstico avançado e as poucas chances de cura. Enzo está recebendo transfusão de sangue e quimioterapia, enquanto a mãe expressa fé em sua recuperação. A família critica a precariedade dos serviços de saúde em Chapadão do Sul, onde exames básicos são difíceis de realizar. A cidade, que teve um crescimento populacional de 9% segundo o Censo 2022, depende principalmente da agropecuária.

A notícia chegou de longe à cidade, pois ele está passando as férias em Londrina (PR). Dores no corpo e vômitos persistentes levaram um médico que o atendeu no HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) a desconfiar da gravidade do caso.

Segundo a mãe, Cleidineia Maria Pereira, o menino não se sentia bem há vários meses. Sempre que passava mal era levado ao PAM (Pronto Atendimento Médico) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul, mas nada mais sério chegou a ser cogitado.

Após meses de diagnóstico errado, menino de MS descobre leucemia em férias no PR
Pronto socorro do HU da UEL (Foto: Divulgação/Site institucional)

"Sentia dor na perna, muita dor de cabeça, dor de barriga. Ligavam da escola para a gente ir buscar. Chegando no PAM, era sempre virose, virose. Meu filho melhorava e depois passava mal de novo", relata.

Cleidineia e o marido, pai de Enzo, têm outros cinco filhos, sendo dois de uma união anterior. Eles estão abalados pela notícia de que o câncer está em estágio avançado e são poucas as chances de cura.

Todos os anos, o casal e as crianças vão para Londrina rever os parentes no período de férias escolares. O pai e a mãe de Enzo trabalham em uma empresa agropecuária de Chapadão do Sul e são conhecidos por quase todos no município do interior de Mato Grosso do Sul. Aproveitando que são muitos amigos e colegas de trabalho, fazem pedidos de oração pela vida do menino.

Após meses de diagnóstico errado, menino de MS descobre leucemia em férias no PR
Menino em padaria de Londrina, pouco antes de receber o diagnóstico (Foto: Arquivo da família)

Com fé, a mãe acredita que Enzo poderá ser curado. "Eu acredito que foi Deus quem nos trouxe para cá", afirma. O menino está recebendo transfusão de sangue e reage bem à quimioterapia.

Saúde para a população que mais cresceu - Claudineia acredita que Enzo teria mais chances se os serviços de saúde em Chapadão do Sul fossem melhores. O único local disponível para os atendimentos de urgência e emergência de lá é o Hospital Municipal e, de acordo com ela, até para fazer um exame de sangue é difícil.

"Você vai ao posto de saúde para tirar sangue, mas não é atendido se a cota de exames já foi encerrada. Ou temos que pagar para fazer em uma clínica particular, ou precisamos voltar em outro dia da semana, quando eles realizarão a coleta", conta.

Após meses de diagnóstico errado, menino de MS descobre leucemia em férias no PR
Fachada do Hospital Municipal de Chapadão do Sul (Foto: Divulgação/O Correio News)

Conforme a última contagem do Censo 2022, divulgada em agosto do ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Chapadão do Sul é a cidade de Mato Grosso do Sul com a população que mais cresceu, ultrapassando inclusive a capital do Estado.

A população chapadense aumentou em 9%. Ela era de 30.993 na primeira divulgação relacionada ao Censo 2022 do IBGE. Após a nova contagem, saltou para 33.791, uma diferença de 2.798.

Ainda segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita registrado em 2024 por Chapadão do Sul está nas 13ª e 15ª posições entre os 79 municípios sul-mato-grossenses e nas 584ª e 627ª posições entre os 5.570 municípios brasileiros.

A principal atividade econômica na cidade, que fica a 330 quilômetros de Campo Grande, é a agropecuária. Além disso, o município possui usinas de cana-de-açúcar e milho que produzem etanol.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.