ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Assim como São Paulo, MS confirma novo ciclo de vacinação em janeiro

Doses anuais já estão programadas para o começo de 2022 em estados que lideram imunização

Gabriela Couto | 19/07/2021 12:24
Vacinação contra covid-19 terá campanha anual para evitar novo surto pandêmico (Foto Kísie Ainoã)
Vacinação contra covid-19 terá campanha anual para evitar novo surto pandêmico (Foto Kísie Ainoã)

Começa em janeiro de 2022 a segunda campanha de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul. A confirmação é do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que não deu data precisa para início da imunização.

"Vai vacinar todo mundo de novo porque essa vacina vai ser igual a vacina da Influenza. Cada ano ela deve ser aprimorada, um vírus sofre mutações", disse Geraldo sobre o assunto no mês passado.

Em São Paulo, o secretário de Estado Saúde, Jean Gorinchteyn, já deu data do novo ciclo de vacinação contra o coronavírus na população. Os paulistas recebem nova dose a partir de 17 de janeiro de 2022.

A expectativa de tornar a campanha de vacinação contra a covid-19 anual já existia. As autoridades em saúde explicam que a partir de agora, a imunização contra o coronavírus fará parte do calendário anual da população. Essa prerrogativa existe para todos os vírus respiratórios, como o que acontece com a gripe.

Em São Paulo, a data confirmada coincide com a do início da campanha de vacinação deste ano. Foi no dia 17 de janeiro que a primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans foi vacinada, na capital paulista com dose de Coronavac. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação começou oficialmente um dia depois, 18 de janeiro.

O Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) já falam sobre o assunto, mas não definiram quando novo ciclo deve começar. O governo de São Paulo, no entanto, afirmou nesta segunda-feira (19) que iniciará a vacinação independentemente de um consenso dos órgãos federais.


Nos siga no Google Notícias