ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Assim como São Paulo, MS confirma novo ciclo de vacinação em janeiro

Doses anuais já estão programadas para o começo de 2022 em estados que lideram imunização

Por Gabriela Couto | 19/07/2021 12:24
Vacinação contra covid-19 terá campanha anual para evitar novo surto pandêmico (Foto Kísie Ainoã)
Vacinação contra covid-19 terá campanha anual para evitar novo surto pandêmico (Foto Kísie Ainoã)

Começa em janeiro de 2022 a segunda campanha de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul. A confirmação é do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que não deu data precisa para início da imunização.

"Vai vacinar todo mundo de novo porque essa vacina vai ser igual a vacina da Influenza. Cada ano ela deve ser aprimorada, um vírus sofre mutações", disse Geraldo sobre o assunto no mês passado.

Em São Paulo, o secretário de Estado Saúde, Jean Gorinchteyn, já deu data do novo ciclo de vacinação contra o coronavírus na população. Os paulistas recebem nova dose a partir de 17 de janeiro de 2022.

A expectativa de tornar a campanha de vacinação contra a covid-19 anual já existia. As autoridades em saúde explicam que a partir de agora, a imunização contra o coronavírus fará parte do calendário anual da população. Essa prerrogativa existe para todos os vírus respiratórios, como o que acontece com a gripe.

Em São Paulo, a data confirmada coincide com a do início da campanha de vacinação deste ano. Foi no dia 17 de janeiro que a primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans foi vacinada, na capital paulista com dose de Coronavac. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação começou oficialmente um dia depois, 18 de janeiro.

O Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) já falam sobre o assunto, mas não definiram quando novo ciclo deve começar. O governo de São Paulo, no entanto, afirmou nesta segunda-feira (19) que iniciará a vacinação independentemente de um consenso dos órgãos federais.


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário