ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Associação vai ao STF contra leis de MS que reduzem poder da PGE

Segundo a Anape, normas “promovem verdadeira usurpação” das atribuições exclusivas conferidas aos procuradores do Estado

Aline dos Santos | 10/01/2020 12:32
Ministro Gilmar Mendes requisitou informações à PGE e Assembleia Legislativa. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Ministro Gilmar Mendes requisitou informações à PGE e Assembleia Legislativa. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Anape (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal) entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar seis leis de Mato Grosso do Sul sobre a carreira de procuradores autárquicos. No Estado, são cerca de 50 procuradores de entidades públicas, também chamados autárquicos, medida adotada há 17 anos.

Na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a entidade informa que as normas “promovem verdadeira usurpação” das atribuições exclusivas conferidas pela Constituição Federal aos procuradores do Estado.

A associação também destaca que o STF reconhece a exclusividade dada pela Constituição aos procuradores dos Estados para o exercício das funções de representação e consultoria da unidade federada. Relator da ação, o ministro Gilmar Mendes requisitou informações à Procuradoria-Geral do Estado e à Assembleia Legislativa em 10 dias.

Na divisão de atribuições vigente, os procuradores do Estado representam a administração direta (governador, secretarias) e a carreira de procurador autárquico representa autarquias e fundações. 

Por exemplo, a Secretaria de Obras é assessorada por um procurador do Estado, enquanto a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), ligada à pasta, tem procurador autárquico. A remuneração também é diferente para as duas carreiras, sendo salários menores para os autárquicos conforme consulta ao Portal da Transparência do governo de MS.

“A Anape entrou com a ação porque o Supremo vem decidindo que não pode haver dicotomia na representação do Estado. Decidiram no ano passado que todos os órgãos diferentes da Procuradoria-Geral do Estado devem ser extintos”, afirma o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de MS, Renato Maia Pereira, que representa 91 profissionais na ativa.

Ele destaca que há grande desproporção entre o processo de seleção dos cargos. “Desde sempre, a carreira de procurador do Estado tem um dos concursos mais difíceis. Tem a prova objetiva com cem questões, quatro provas dissertativas, além de títulos e prova oral. Já o concurso de procurador autárquico realizado em 2003 teve uma prova objetiva pela manhã, com questão de conhecimentos básicos de Direito e muitas questões de Português”, afirma Renato Pereira.

Caso o Supremo atenda ao pedido da Anape, o governo deverá extinguir a carreira de procurador autárquico, não realizando mais concursos. A última seleção foi em 2003. Já os procuradores autárquicos concursados não poderão advogar em juízo representando o Estado. 

Leis – A Anape questionou as Leis Estaduais 1.938/1998 (fixa o vencimento-base dos procuradores de autarquias e fundações públicas), 3.151/2005 (dispõe sobre a organização da carreira Procurador de Entidades Públicas) e 3.518/2008 (institui o sistema remuneratório da categoria funcional da carreira procurador de entidades públicas).

Além de dispositivos das Leis 2.065/1999 (plano de cargos, empregos e carreiras da administração direta e indireta),  4.640/2014 (reorganizou a estrutura básica do Poder Executivo) e da Lei Complementar 95/2001 (sobre a organização da Procuradoria-Geral do Estado). O governo do Estado diz que só vai se pronunciar sobre a contestação em juízo.

 

Nos siga no Google Notícias