ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Audiência vai tratar dos investimentos anuais em saúde em MS

A Secretaria Estadual de Saúde vai apresentar os dados dos gastos realizados no último quadrimestre

Por Leonardo Rocha | 21/02/2020 13:01
Prestação de contas de saúde no plenarinho da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Prestação de contas de saúde no plenarinho da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A Assembleia fará audiência sobre os investimentos e gastos anuais com saúde pública estadual, assim como relatório detalhado do último quadrimestre. A prestação de contas será apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde. O evento irá ocorrer na próxima quinta-feira (27), a partir das 14h, no plenarinho.

Esta prestação (contas) trata-se de um ato obrigatório, previsto em lei, que consta no calendário de atividades a Comissão de Saúde da Assembleia. O evento será conduzido pelo deputado Antônio Vaz (Republicanos), que está a frente do grupo de trabalho desde o ano passado.

Na última prestação de contas feita na comissão, em setembro, o governo estadual informou que havia gasto R$ 483,2 milhões em saúde de maio a agosto de 2019. Segundo o relatório apresentado a maior parte deste investimento se trata de recurso próprio do Estado, que teve complemento com a transferência de recursos federais.

A maior parte deste recurso (45,1%) foi usada para aplicações diretas nas unidades de saúde, seguido por (25%) transferências aos municípios do Estado. Ainda teve apoio (6,91%) para instituições privadas sem fins lucrativos, além de investimentos e amortização de dívidas.

Entre os programas que tiveram investimento estão a “Caravana da Saúde”, “Campanha de Vacinação contra Influenza”, assim como outros projetos e obras em unidades de saúde. A prestação de contas da próxima semana vai repassar os dados de setembro a dezembro.