Campanha reforça prioridade no atendimento a pessoas com deficiências invisíveis
Ação pretende conscientizar empresários e consumidores sobre legislação que assegura prioridade
Com adesivaço na Feira Central, teve início nesta quarta-feira (6) uma campanha que busca garantir o atendimento prioritário a grupos muitas vezes invisíveis, como pessoas com autismo e outras deficiências não aparentes. A ação é realizada pelo Procon Estadual, MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
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Uma nova campanha educativa foi lançada na Feira Central de Mato Grosso do Sul, visando garantir atendimento prioritário a pessoas com deficiências invisíveis, como autismo e fibromialgia. A ação, promovida pelo Procon Estadual, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal, busca conscientizar sobre a legislação que assegura esses direitos. A campanha inclui a distribuição de adesivos de prioridade legal em estabelecimentos comerciais e a criação de um canal de denúncias. Além disso, serão realizadas blitzes educativas em shoppings para melhorar a sinalização e promover a inclusão. A PRF também participa, utilizando cartilhas e símbolos para humanizar o atendimento a essas pessoas.
A proposta da ação é conscientizar empresários, comerciantes e consumidores sobre a legislação que assegura prioridade no atendimento e, principalmente, orientar sobre o reconhecimento de deficiências que, muitas vezes, não são visíveis, como é o caso do TEA (Transtorno do Espectro Autista).
“Essa ação é muito mais educativa do que punitiva. A ideia é ensinar que a lei precisa ser cumprida e, assim, construir uma sociedade mais inclusiva. Muita gente não sabe que crianças com autismo, pessoas com fibromialgia ou outras condições têm esse direito garantido por lei”, explicou a promotora Paula Volpe, do Ministério Público Estadual ao Campo Grande News.
A campanha também marca o lançamento de um adesivo de prioridade legal, que será distribuído e fixado em estabelecimentos comerciais para reforçar o direito ao atendimento preferencial. Além disso, o número 151, canal de denúncias do Procon, está no informativo para que consumidores possam relatar desrespeitos à legislação.
Conforme a chefe da Unidade de Orientação e Pesquisa do Procon/MS, Rosimeire Costa, o foco é orientar. "A gente acredita que a informação transforma. Quando o empresário entende que incluir é também fidelizar o consumidor, ele adere. O adesivo é um símbolo, mas por trás dele tem um direito que precisa ser respeitado”, disse ela.
Segundo Rosimeire, a campanha terá continuidade com blitzes educativas nos shoppings da Capital, onde foram constatadas ausências de sinalização adequada nas praças de alimentação. A proposta é reunir os responsáveis pelos estabelecimentos para orientar de forma coletiva e igualitária.
A Polícia Rodoviária Federal atua como apoiadora da ação por meio do projeto PRF Amigo dos Autistas, criado em Mato Grosso do Sul e que hoje tem alcance nacional. De acordo com o inspetor Alexandre Figueiredo de Araújo, gerente nacional do projeto, o trabalho da PRF vai além da fiscalização nas estradas.
“As deficiências invisíveis, como o autismo, exigem uma comunicação antecipada. Criamos cartilhas de atendimento e usamos símbolos, como o cordão de girassol e adesivos veiculares, para ajudar os agentes a adaptarem o protocolo de abordagem. É sobre humanizar a interação”, explicou.
A atuação conjunta entre os órgãos também é uma forma de prevenir conflitos e até episódios de violência, muitas vezes motivados por desinformação em situações cotidianas.
“A PRF está aqui para servir, para promover a inclusão e a pacificação. Quando apoiamos uma ação como essa, também estamos atuando na prevenção de crimes que podem nascer de simples desentendimentos em filas ou atendimentos”, concluiu Alexandre.
Além da Feira Central, a campanha já tem programação prevista para o interior do Estado.
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